Logo E-Commerce Brasil

JD expande rede logística para acelerar entregas durante festival de compras

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A gigante chinesa de comércio eletrônico JD expandiu sua rede logística com mais três parques logísticos no leste da China para apoiar o crescimento do consumo online após a pandemia de Covid-19 e acelerar as entregas para o próximo festival de vendas 618, um dos maiores do país.

A JD adicionou mais três parques logísticos automatizados em Langfang, província de Hebei, Dezhou, província de Shandong e Zhengzhou, província de Henan, para aumentar sua cobertura de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte para cidades de nível inferior antes do festival de compras 618 da China. Os três novos parques logísticos elevam o número total de parques automatizados da empresa para 28.

A JD utilizará agendamento inteligente e previsão de dados para gerenciar rotas, inventário de produtos e operações.

O custo por entrega da empresa atingiu um nível mais baixo de todos os tempos no primeiro trimestre de 2020, devido ao aumento no volume de pedidos causado pelos controles de pandemia e custos, de acordo com o diretor financeiro Sidney Huang.

Os participantes do comércio eletrônico na China estão expandindo suas ofertas e serviços de produtos para atender às crescentes necessidades dos consumidores online, que normalmente fazem compras durante o festival anual de compras 618 da China.

Concorrência forte da JD

A Cainiao, rival da JD Logistic, disse que planeja aumentar a velocidade geral de envio com alguns produtos entregues em menos de uma hora para apoiar o aumento esperado na demanda de compras online durante o festival 618.

O site de comércio eletrônico B2C da Alibaba, Tmall, informou que prevê uma tendência crescente de consumo de vingança para o próximo festival de compras, já que o consumidor chinês passará por uma onda de gastos para compensar o tempo perdido no confinamento. Em maio, a plataforma informou ter registrado uma participação em nível recorde de marcas conhecidas e de luxo em sua campanha de vendas.

Segundo a Tmall, mais de 100.000 marcas se inscreveram no Tmall 618 deste ano, mais do que o dobro do ano passado.

Investimento no varejo

A JD anunciou um investimento estratégico na Gome Retail, uma das maiores cadeias de eletrônicos da China, e comprará US$ 100 milhões em títulos conversíveis na empresa. A cooperação estratégica entre JD.com e Gome Retail é um aprofundamento da cooperação entre os dois lados após o lançamento da loja oficial da Gome no JD.com.

De acordo com o contrato, aproveitando as vantagens online e offline de ambas as partes ao longo dos anos, os dois lados obterão mais sinergias e melhor integração da cadeia de suprimentos, compartilhamento de recursos nos serviços de logística e instalação, além de outros aspectos relacionados aos negócios.

Essa cooperação também é outra extensão estratégica do alcance da JD.com em eletrodomésticos. Nos últimos mais de um ano, a JD.com investiu em outras empresas e criou um grande número de formatos diversificados, como JD E-Space, JD Computer and Digital Products Stores e JD Home Lojas de experiência com eletrodomésticos.

A cooperação estratégica com a Gome não apenas marca a aceleração da integração e abertura da JD, mas também representa o compromisso da empresa de promover uma abordagem ecossistêmica, contando com sua infraestrutura, incluindo cadeia de suprimentos, logística e tecnologia. Além disso, representa o compromisso da JD de trabalhar em conjunto com parceiros para um desenvolvimento mais eficiente e sustentável.

A empresa tem uma clara vantagem no varejo omnichannel de produtos digitais, eletrodomésticos, bens de consumo e outras categorias. Ao mesmo tempo, é o lar de mais de 2.600 marcas.

A 17ª Grande Promoção 618 da JD também é o primeiro festival nacional de compras na era pós-epidêmica. A cooperação estratégica anunciada por JD.com e Gome fornecerá um forte impulso para promover a recuperação econômica e o crescimento do consumo após a epidemia.

Leia também: Receita e lucro do Alibaba aumentam com alta nas vendas online durante isolamento

As informações são do Pingwest e do JD.com