Logo E-Commerce Brasil

Jadlog adere ao Programa de Logística Verde

A descabornização da economia é um tema que vem mobilizando governos, instituições e empresas em todo o mundo, diante da necessidade de se conter o aquecimento global e o impacto das mudanças climáticas. O setor de transportes é um dos que estão engajados na redução das emissões de CO2, por meio tanto de ações individuais das empresas quanto de iniciativas como o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), promovido pelo do IBTS (Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável), e que tem como objetivo estimular a responsabilidade socioambiental corporativa no setor.

O PLVB acaba de conquistar uma adesão de peso: a Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do País e a transportadora privada mais utilizada pelo e-commerce, tornou-se membro do programa.

Já comprometida em reduzir as emissões de CO2 dos veículos utilizados no transporte de encomendas, a Jadlog quer intensificar suas iniciativas nessa direção, em linha com o que o DPDGroup – grupo controlador da companhia – já realiza na Europa.

“Ao aderimos a este importante programa, reforçamos nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental, a redução das emissões de gases poluentes e a maior eficiência no transporte de cargas”, conta o CEO da Jadlog, Bruno Tortorello. “Queremos seguir na direção de uma logística mais limpa, pois este é o caminho que já vimos implementando em nossas operações nos diversos estados brasileiros, e também pelo grupo no exterior.”

As medidas da Jadlog nessa direção incluem a utilização de veículos que emitem menos dióxido de carbono, como caminhões elétricos e bicombustíveis (movidos a Gás Natural Veicular e diesel), além de utilitários movidos a GNV, e que circulam nas capitais e regiões metropolitanas,

Atualmente, a empresa conta com quatro caminhões movidos a biocombustíveis na frota, que já estão colaborando para a redução das emissões. Apenas um destes veículos, por exemplo, que opera no roteiro de São Paulo para Brasília, permite à Jadlog economizar 120 litros de diesel por viagem de ida e de volta, deixando de emitir 2.760 kg de CO2 na atmosfera, já que cada litro de diesel poupado corresponde a 23 kg a menos de CO2 no ar.

A Jadlog também está com um projeto piloto de veículos 100% elétricos, iniciado com a utilização de um caminhão, que está em teste em rotas mais curtas, na faixa dos 200 km de distância, devido à autonomia da bateria. A expectativa é que haja redução de pelo menos 2.000 kg no volume de CO2 lançado por cada caminhão na atmosfera, mensalmente. Outros caminhões elétricos serão inseridos na frota ainda neste mês de dezembro de 2021.

Já entre os veículos leves, a Jadlog opera mais de 70 utilitários movidos a GNV em coletas e entregas em grandes centros, e no mínimo mais 30 novos veículos leves ecologicamente corretos serão incluídos na frota.

São iniciativas que já evitaram a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, e que posicionam a empresa entre as companhias que estão dando sua contribuição para um mundo mais sustentável.

Leia também: Custos de envio e logística devem continuar subindo no setor de transportes