Logo E-Commerce Brasil

IPO da VTEX: uma carta dos fundadores

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Mariano Gomide de Faria e Geraldo Thomaz, cofundadores e co-CEOs da VTEX

A VTEX é agora uma empresa listada na NYSE. Mas o que isso significa?

Nosso IPO é um marco importante em uma jornada que começou há 20 anos. Nós prosperamos em cenários desafiadores pelo compromisso com a nossa visão e os nossos princípios. Estes compromissos foram fundamentais para alcançarmos este marco para nós e serão fundamentais para avançarmos.

Alguns podem já estar familiarizados com a VTEX e a nossa história, e outros não. Escrevemos recentemente uma carta para compartilhar uma visão interna da nossa jornada e uma visão do futuro que nos aguarda. Seguem algumas informações que você pode encontrar:

  • Como acabamos usando software para entregar valor?
  • Como conseguimos implementar nossa estratégia com disciplina?
  • Por que é essencial desenvolver um ecossistema robusto para nossos clientes e parceiros?
  • O que a expansão no ambiente de comércio digital da América Latina nos ensinou?
  • Como planejamos transformar o setor de comércio digital global?

Carta dos fundadores

A VTEX é onde o comércio acontece. Nossa plataforma foi projetada para ser o sistema operacional para o ecossistema de comércio. Permitimos que marcas e varejistas orquestrem sua complexa rede de consumidores, parceiros comerciais, fornecedores e prestadores de serviços. Estamos construindo a infraestrutura de comércio digital global que capacita as empresas a serem relevantes para o consumidor moderno que valoriza a conveniência.

Esta jornada começou há mais de doze anos quando o maior varejista do mundo nos escolheu para um projeto ousado: implementar sua primeira loja online no Brasil, um dos mercados de e-commerce menos explorados, apesar de ter o crescimento mais rápido do mundo. Tínhamos um histórico de sucesso em projetos de e-commerce e oferecemos a eles algo que poucos poderiam: speed-to-market. Prometemos lançá-lo em oito meses, desde o kick-off até o go-live. O que aprendemos ao cumprir esta promessa moldou a nossa visão em relação ao setor – e o futuro da VTEX.

Durante estes intensos oito meses, percebemos que os desafios que encontramos não tinham nada a ver com gerar receita para o nosso cliente. Segurança, privacidade, escalabilidade, servidores, implantação, testes – abordamos todas essas questões, exceto como nos envolver e surpreender o consumidor final. Este complexo desafio nos inspirou: como uma grande empresa blue chip poderia acompanhar o ritmo acelerado do mundo digital enquanto lidava com tantas despesas? Tornou-se evidente que as empresas tinham que encontrar uma maneira de operar online sem desperdiçar tempo e recursos com complexidades desnecessárias. O setor precisava de uma solução escalável. Sabíamos que a VTEX poderia fazer com que a tecnologia deixasse de ser um fardo para servir como um poderoso acelerador para o crescimento da receita das empresas.

Dois anos depois de lançarmos com sucesso o projeto do Walmart, seguimos em frente para concretizar esta oportunidade. Esta é a VTEX hoje. Nossa plataforma oferece a combinação perfeita de customização e speed-to-market para empresas. Ao implantar nosso extenso conjunto de funcionalidades de comércio prontas para uso, possibilitamos que até mesmo as empresas mais complexas operassem no ambiente online e desbloqueassem seu potencial para começar a gerar receita rapidamente. Em seguida, elas aprendem o que funciona a partir de cenários do mundo real e se adaptam, fortalecendo as suas principais competências. Assim, elas transformam suas limitações em potencial, aproveitando o conhecimento de soluções nativamente integradas fornecidas por um ecossistema de especialistas em comércio digital. Tudo isso é alimentado por uma plataforma confiável, baseada na nuvem, projetada para oferecer segurança, privacidade e escalabilidade.

As decisões que tomamos há uma década estabeleceram as bases para chegarmos até aqui. Escolher o Software as a Service em vez de instalações ad hoc, localmente, significava renunciar a um rápido fluxo de caixa em favor do desenvolvimento de uma plataforma homogênea e multi-tenant que melhora a cada nova demanda do cliente, e que se estende para todos os clientes de uma só vez. Quando escolhemos promover um ecossistema de parceiros para implementação em vez de entregar projetos full-service, criamos um alcance amplo, fundamental para suportar nosso rápido crescimento. A escolha pela receita compartilhada como parte central do nosso modelo de negócios alinha nossos incentivos com nossos clientes e nos incentiva a nos concentrarmos no sucesso deles.

Desde o primeiro dia, tudo o que fazemos é comércio. Atraímos, treinamos e mantemos uma equipe de alto desempenho de especialistas em comércio digital que ajudam a orientar nossos clientes para o sucesso, enquanto transformam o conhecimento da indústria em software. Nossos clientes desenvolvem seus negócios reconfigurando estes componentes composable de funcionalidades de comércio, assim como instalando aplicativos em seu telefone. Nossos parceiros levam nossa solução ainda mais longe ao construir novas funcionalidades e distribuí-las para milhares de lojas VTEX por meio da nossa plataforma. Fazendo isso, eles escalam mais rápido e trazem mais negócios, estabelecendo um ciclo de sucesso que se reforça: à medida que nossos clientes crescem, nosso ecossistema também cresce.

Nossos clientes negociaram cerca de US$8 bilhões de GMV através da nossa plataforma somente no ano passado. Somos líderes na América Latina, a região de mais rápido crescimento do e-commerce no mundo em 2020, uma região seis anos atrás de outras economias globais no que diz respeito à penetração do comércio digital. Sabemos o que está por vir, e estamos preparados para absorver este crescimento. Aprendemos a escalar em uma região complexa, compreendendo múltiplos países, culturas, sistemas tributários e provedores locais de pagamento e logística.

A expansão do Brasil para a América Latina e, mais recentemente, para o resto do mundo nos preparou para abraçar tanto desafios intensos como oportunidades de desenvolvimento em equipe. Nos últimos 20 anos, fomentamos uma cultura que valoriza uma comunicação clara e precisa: nos empenhamos em falar a verdade e escutamos uns aos outros com comprometimento, o que requer grande coragem e vulnerabilidade. Os resultados valem a pena para todos os envolvidos, pois desenvolvemos um ambiente que não busca culpados, mas soluções. Isso gera uma evolução rápida, permitindo-nos realizar nosso futuro declarado, não importando os desafios que enfrentamos.

A era do software independente se foi – o software moderno é tão valioso quanto a rede que ele alimenta. No futuro, pretendemos estar no centro de uma vasta rede que nativamente conecta cada parte do ecossistema de comércio digital global. Vemos a VTEX como o único painel de controle para gerenciar todos os aspectos do ciclo de vida das vendas das marcas e varejistas, do engajamento à venda e o fulfillment. Estamos comprometidos em criar uma plataforma adaptável ao futuro que torne a colaboração escalável, permitindo que cada empresa concentre o seu talento no que a torna única.

Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: o futuro é sobre talentos. Assumimos a tarefa de criar uma grande quantidade de talentos diversos para a nossa empresa e nosso ecossistema. Investimos fortemente em regiões historicamente mal atendidas, mas com alto potencial, cocriando centros de excelência acadêmica para desenvolver profissionais digitais de primeira classe, cidadãos de nível mundial. Incentivamos os líderes de mercados emergentes que construirão a próxima geração de tecnologias disruptivas e negócios globais. A educação é nosso instrumento para o impacto social.

Estamos aqui para o futuro. Gostaríamos de convidar investidores voltados para o futuro a se juntarem a nós nesta emocionante jornada, enquanto construímos bases duradouras para a transformação digital do comércio. Nosso convite vai além das paredes (muito virtuais) da nossa empresa. Ele diz respeito ao tamanho da oportunidade da digitalização no mundo emergente: a criação de valor está cada vez mais distribuída geograficamente. Estamos testemunhando uma onda de empresas de tecnologia emergente ávidas pela oportunidade de gerar prosperidade em suas respectivas regiões. Sabemos que há um futuro transformador pela frente, e estamos aqui para acelerá-lo.

— Geraldo Thomaz Jr. & Mariano Gomide de Faria, 2021

Leia também: Criadores de conteúdos no Pinterest ganham novas formas de monetizar e fazer parcerias.