Mais da metade das compras online em toda a América Latina são feitas usando um smartphone, e o Brasil é o país que lidera esse índice regional. É o que aponta um estudo feito pela IPG Mediabrands em parceria com o Google e a Kantar. Segundo a pesquisa, 70% dos compradores online brasileiros têm preferência por dispositivos móveis ao consumir via internet. Além disso, 69% desse público utiliza aplicativos em vez de sites para fazer suas compras. O assunto será discutido no Fórum E-Commerce Brasil 2023.
A pesquisa ‘Latam Shopper’ ouviu mais de 21 mil pessoas em seis mercados diferentes da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México) e abrangeu mais de 40 atributos de experiência de compra, estudados em nove tipos de produtos e categorias: viagens, finanças, eletrônicos, esportes, moda, cosméticos, automóveis, pets e alimentos.
“O e-commerce cresceu exponencialmente na América Latina nos últimos anos, e por isso é necessário entender o comportamento do consumidor online. Esse estudo contribui muito nesse sentido, porque ele nos ajuda a enxergar os fatores que influenciam as decisões de compra dos consumidores”, diz João Paulo Hessel, Managing Director de Digital & Commerce da Mediabrands no Brasil, que participará de uma palestra sobre esse mesmo tema no Fórum E-Commerce Brasil 2023.
Um comportamento muito comum entre esses consumidores é o de pesquisar bastante sobre o produto antes de fechar a compra. Mais de 80% dos compradores verificam o Google e o site da marca, além de grandes marketplaces e uma variedade de redes sociais como Instagram, YouTube, TikTok e Pinterest.
O perfil do comprador online
A pesquisa também mostra que 80% dos consumidores digitais na América Latina têm 44 anos ou menos, e quase todos eles usam um smartphone. Brasil é o mercado com a maior preferência de compras via internet na maioria das categorias analisadas, seguido por Chile e México.
Sobre as categorias, ‘Viagens’ é a mais madura para compras via internet na América Latina. Além disso, o Brasil lidera o consumo online no setor de moda em relação aos demais países avaliados no estudo.
“Nossa pesquisa deixou claro que os compradores latino-americanos esperam que os produtos sejam vendidos a um preço justo e entregues de forma rápida e confiável”, afirma Diego Schreiber, diretor de E-commerce para América Latina da IPG Mediabrands.
Projeção para o e-commerce
Em 2021, as vendas de e-commerce no varejo totalizaram aproximadamente US$ 4,9 trilhões em todo o mundo, e esse valor deve crescer 50% para atingir cerca de 7,4 trilhões de dólares até 2025. A expectativa é de que o comércio eletrônico tenha um crescimento de 65% nos próximos três anos, de acordo com a Statista.
Confira a palestra sobre esse tema no Fórum E-commerce Brasil 2023
João Paulo Hessel, Managing Director de Digital & Commerce da Mediabrands, abordará os fatores que impulsionam o crescimento do e-commerce no Brasil e os comportamentos dos consumidores durante o processo de compra. A palestra ocorre no próximo dia 26, às 14h25, no Palco Soluções.
“Entender o comportamento do consumidor é fundamental para desenvolver estratégias eficazes. Isso nos ajuda a construir melhores conexões, eliminar atritos no processo de compra e garantir uma experiência efetiva em toda a jornada do consumidor”, comenta Hessel.