Com décadas de expertise no desenvolvimento de soluções para os principais fabricantes das Linhas Branca e Marrom, Automotivo, Agro, Fármaco e Moveleiro, entre outros setores, a Termotécnica mais uma vez se destaca pela inovação e eficiência de suas embalagens. A companhia conquistou o Troféu Prata do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2025, na categoria Exportação, com o projeto “Rack EPS Modular para Ar-Condicionado Automotivo”, desenvolvido em parceria com a VMG Aires.

A premiação reconhece soluções em embalagens que agregam valor aos produtos, com foco em inovação, eficiência logística e sustentabilidade — pilares que orientam a atuação da Termotécnica em todos os seus desenvolvimentos.
Inovação que gera eficiência
Baseado no conceito de embalagem inteligente iPack – tecnologia patenteada pela Termotécnica –, o projeto trouxe uma solução sob medida, leve e segura, substituindo racks metálicos e caixotes de madeira utilizados anteriormente na operação da VMG Aires.
Além de eliminar custos com fretes de retorno e reduzir o consumo de combustível, o novo rack modular em EPS proporciona proteção individualizada aos produtos, permite empilhamento seguro e aumenta a capacidade de carga nos modais de transporte nacional e internacional.
O resultado é expressivo:
- Ganho superior a 40% na cubagem para exportações, reduzindo de dois contêineres (40 pés + 20 pés) para apenas um de 40 pés no envio de 20 unidades de ar-condicionado automotivo;
- 14% de ganho de cubagem no mercado interno, passando de 35 para 40 unidades transportadas em um caminhão sider.
Esses avanços traduzem-se em eficiência operacional, redução de custos logísticos e menor impacto ambiental em toda a cadeia de transporte.
Design inteligente e compromisso ambiental
Desenvolvidas com base em conceitos de ecodesign, as embalagens inteligentes iPack utilizam menos material sem comprometer a proteção do produto. A leveza e a resistência do EPS garantem segurança durante todo o trajeto, inclusive em operações de e-commerce, nas quais o manuseio e o transporte exigem soluções adaptáveis.
Outro diferencial é o pós-consumo responsável: a embalagem é 100% reciclável, e a Termotécnica orienta os consumidores sobre o descarte correto por meio do portal soureciclavel.com.br. Por meio de uma rede de parceiros e pontos de coleta da Termotécnica, o EPS pós-consumo é reciclado e transformado em nova matéria-prima, retornando à cadeia produtiva.
Soluções que agregam valor
A substituição de materiais tradicionais como madeira e metal por EPS reforça o compromisso da Termotécnica e de seus parceiros com uma economia mais circular e sustentável.
“Este prêmio reforça nosso papel como parceiros estratégicos da indústria, desenvolvendo soluções que unem eficiência logística, inovação em design e responsabilidade socioambiental”, destaca Nivaldo Fernandes de Oliveira, diretor superintendente da Termotécnica.
Para William Salvador, gerente administrativo da VMG Aires, a parceria com a Termotécnica foi fundamental:
“Ela é um marco no fortalecimento do compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. A escolha da Termotécnica como parceira foi decisiva para viabilizar a transição dos racks metálicos e caixas de madeira para uma solução mais leve, eficiente e reciclável, que diferencia a nossa marca no segmento de climatização automotiva.”
A iPack é um conceito de desenvolvimento de projetos de embalagens patenteado pela Termotécnica que agrega valor, eficiência e sustentabilidade. Estes benefícios estão presentes em cada entrega, dentro e fora do país.