
A partir de 21 de junho, o friozinho começa a bater à porta, trazendo também mudanças nos hábitos dos consumidores. Uma delas é o maior foco no autocuidado. A queda de temperatura típica do inverno faz com que muitas pessoas adotem ou reforcem o consumo de vitaminas e suplementos para aumentar a imunidade e prevenir gripes e resfriados, comuns nessa época do ano.
De acordo com Fabio Gregorio Frede, coordenador comercial do time de Farming da RD Saúde Marketplace, a vitamina C e as vitaminas para imunidade estão entre os itens mais procurados no e-commerce da companhia nesta época do ano.
No entanto, sellers não devem esperar a virada do calendário ou a queda dos termômetros para aproveitarem essas oportunidades de venda. Analisar o desempenho de anos anteriores, organizar o estoque e, principalmente, preparar promoções focadas nesses produtos são estratégias essenciais para garantir o atendimento da demanda, cumprimento de prazos de entrega e bons resultados no faturamento.
Essa é uma preparação que a Vitgold, empresa de suplementos alimentares importados parceira da RD Saúde Marketplace, adota todo pré-inverno. “Analisamos antecipadamente dados históricos de vendas e tendências de mercado para prever a demanda e ajustar a importação de acordo com o esperado. Também criamos um estoque de segurança para os produtos que têm pico de demanda devido a essa sazonalidade”, explica Alidiane Ataíde, coordenadora de marketing da empresa.
Segundo ela, as vendas de vitaminas e suplementos durante o inverno costumam crescer, em média, 30% em relação ao trimestre anterior. Dentre os produtos mais consumidos estão os multivitamínicos, vitamina C, selênio e zinco.
Para a jornalista Juliana Sá, essa lista de compras sazonal vai além. “Com a chegada do inverno, começo a tomar diariamente vitaminas B, C e D, colágeno, cúrcuma e multivitamínico, com o objetivo de aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados”, relata.
Conforto do Lar
O inverno também reforça a disposição do consumidor em ficar mais em casa e adquirir produtos do conforto de seu lar, outra ótima oportunidade para focar nas vendas online. “Além do conforto, prefiro comprar online porque consigo pesquisar com mais calma e atenção as informações nutricionais e os benefícios de cada produto. Outra vantagem é a praticidade de consultar entre tantas opções disponíveis e em relação aos preços”, completa Juliana.
Nesse cenário, contar com marketplaces focados em saúde e bem-estar, como o da RD Saúde, é uma grande vantagem para os sellers. “Trabalhamos tanto com vendas online quanto com lojas físicas, e a combinação desses dois canais nos permite alcançar um público mais amplo, além de oferecer uma experiência de compra mais conveniente e diversificada. Vender em um marketplace nichado nos dá vantagens significativas em termos de alcance de público específico, aumento da credibilidade, suporte especializado e oportunidades de vendas, além de fortalecer nossa presença no mercado de saúde e bem-estar, que são as categorias dos nossos produtos”, explica Alidiane.
A chegada do inverno, para o comércio, deixou de ser sinônimo de aumento apenas das vendas de casacos e cobertores. Com os consumidores cada vez mais focados no autocuidado, há um ótimo caminho a ser explorado para quem souber aproveitar as oportunidades trazidas pela queda na temperatura.