Para especialista, internet não vai acabar com carrinho de compras do supermercado
Quando se fala em vendas online, qual a primeira imagem que vem à cabeça? Muito possivelmente, a de um carrinho de compras usado em lojas físicas. Mas, com um mundo caminhando cada vez mais em direção a um futuro digital, como o mercado varejista vai se comportar frente a essa nova demanda?
Para Mario Schioppa, sócio-diretor da Oppacart, há espaço na internet para todos os segmentos se desenvolverem. “Acredito que todo serviço que ofereça mais conveniência ao consumidor é interessante para a cadeia comercial como um todo", disse. "Hoje, existem empresas praticando as vendas por assinatura, nas quais o consumidor pode definir um kit para receber periodicamente em casa, como itens de limpeza e bens duráveis", opinou.
Para Schioppa, o varejo tende a se apoiar cada vez mais em Big Data e melhorar relatórios de inteligência sobre o comportamento do consumidor. Assim, a empresa consegue tomar decisões de forma mais assertiva. "No caso de um supermercado virtual, fica ainda mais fácil ter controle de todos os dados e fazê-los trabalhar para si com mais eficiência", defendeu.
Segundo ele, os carrinhos de compra convencionais não serão extintos, pois o consumidor nunca deixará de querer sentir, tocar e ver o produto que está comprando. Por isso, de acordo com o especialista, as compras presenciais tendem a ser por prazer, mais do que por necessidade, o que gera oportunidades para os lojistas.