Em 2010 alguns varejistas iniciaram uma sua expansão internacional, como a Gap, no Reino Unido e China, e a Zara, que lançou lojas virtuais em seis países da Europa. Essa situação se fortalecerá em 2011, quando o e-commerce deve transpor suas fronteiras locais.
Neste cenário, o Canadá e o Reino Unido são os destinos mais procurados pelos varejistas online, entretanto os mercados emergentes também prometem agitar 2011.
O estudo da Forrester também mostra algumas tendências para o comércio eletrônico neste ano:
- Opções de frete internacional nas lojas virtuais;
- Investir em infra-estrutura interna antes de atuarem em novos mercados;
- Centralizar os departamentos responsáveis pela expansão global do e-Commerce, utilizando a tecnologia da informação para entender o mercado de cada país alvo;
- A China está no topo da maioria das iniciativas de expansão web. Um fator que a favorece é apresentar a maior população online do mundo, com um mercado de quase US$ 50 bilhões, que cresce a um ritmo de 25% ao ano.
O interesse no mercado brasileiro, que tem apresentado crescimento acelerado, deve aumentar ainda mais nos próximos 12 meses.
Artigo completo, em inglês: Forrester Blogs