Logo E-Commerce Brasil

Internacionalização do e-commerce é tendência para 2011

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

Em 2010 alguns varejistas iniciaram uma sua expansão internacional, como a Gap, no Reino Unido e China, e a Zara, que lançou lojas virtuais em seis países da Europa. Essa situação se fortalecerá em 2011, quando o e-commerce deve transpor suas fronteiras locais.

Neste cenário, o Canadá e o Reino Unido são os destinos mais procurados pelos varejistas online, entretanto os mercados emergentes também prometem agitar 2011.

O estudo da Forrester também mostra algumas tendências para o comércio eletrônico neste ano:

  • Opções de frete internacional nas lojas virtuais;
  • Investir em infra-estrutura interna antes de atuarem em novos mercados;
  • Centralizar os departamentos responsáveis pela expansão global do e-Commerce, utilizando a tecnologia da informação para entender o mercado de cada país alvo;
  • A China está no topo da maioria das iniciativas de expansão web. Um fator que a favorece é apresentar a maior população online do mundo, com um mercado de quase US$ 50 bilhões, que cresce a um ritmo de 25% ao ano.

O interesse no mercado brasileiro, que tem apresentado crescimento acelerado, deve aumentar ainda mais nos próximos 12 meses.

Artigo completo, em inglês: Forrester Blogs