Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Interação com cliente na loja virtual gera até três vezes mais vendas, diz pesquisa

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

O consumidor digital interage cada vez mais com as empresas realizando avaliações de serviços adquiridos ou produtos, escrevendo recomendações e compartilhando suas experiências com outros usuários. Diante desse cenário, é importante que o lojista de e-commerce saiba disponibilizar ferramentas para manter aberto o canal de comunicação com o consumidor, o que pode aumentar consideravelmente as vendas.

Uma simples pergunta respondida pode se converter em vendas, mostra pesquisa

A pesquisa “Estudo Comportamento do Consumidor Digital 2018”, da empresa de tecnologia Yourviews, divulgada nesta sexta-feira (8), avaliou como esse hábito impacta nas compras online e influencia outros usuários. Verificou-se que que uma simples pergunta respondida pode se converter em vendas em 4,84% dos casos, e isso corresponde a 3 vezes mais do que a média do mercado, o que diminui o CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Foram analisadas mais de 1,6 milhões de avaliações feitas por usuários que compraram em e-commerces e utilizaram as ferramentas de Avaliações, Perguntas & Respostas e NPS, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Perguntas & Respostas

Os consumidores têm muitas dúvidas antes de realizar uma compra. E, neste sentido, ter a ferramenta de Perguntas e Respostas na página do produto o ajuda na tomada de decisão e, por sua vez, na conversão também. Confira as vendas geradas após o uso das seguintes funcionalidades da ferramenta:

  • Pedido após responder pergunta – 55,71%
  • Pedido após e-mail de avaliação – 28,37%
  • Sugestão de produtos em e-mail – 9,05%
  • Outros – 3,31%
  • Facebook – 1,47%
  • E-mail agradecimento – 1,23%
  • Loja confiável – 0,86%

Avaliação de produtos e lojas

Mais de 161 milhões de avaliações de produtos foram lidas, o que mostra que os consumidores estão interagindo com as lojas virtuais em escala crescente, segundo a Yourviews.

Foram analisadas seis categorias com mais interações de clientes, nesta ordem: cosméticos (16,44%), moda (10,27%), calçados (7,25), farmácia (3,61%), eletrodomésticos (3,47%) e vários produtos (6,67%).

Ao analisar todas as lojas virtuais que utilizam a ferramenta da Yourviews, foi identificado que 92% das avaliações foram positivas e 8%, negativas.

Os 8% que atribuíram notas negativas aos produtos apontaram problemas como estética ou tamanho do produto, má funcionalidade e qualidade ou até mesmo estrago em pouco tempo de uso.

As lojas virtuais também foram avaliadas pelos consumidores no requisitos processo de compra, atendimento e entrega. A partir da análise, concluiu-se que 97% dos clientes ficaram satisfeitos, contra 3% de avaliações negativas.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.