Redação E-Commerce Brasil

Intelipost e IBM realizam o primeiro Hackathon de Blockchain em startup do Brasil

Terça-feira, 05 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Em parceria com a IBM, a Intelipost realizou seu primeiro Hackathon, uma maratona de desenvolvimento que durou um fim de semana. O tema escolhido foi o Blockchain, uma tecnologia que permite, através de técnicas criptográficas, a agilização de transações complexas, como o funcionamento das redes de moedas digitais, por exemplo.

De acordo com Stefan Rehm, fundador da Intelipost, depois do mercado financeiro, a logística é considerada a principal aplicação da tecnologia Blockchain. Após a Intelipost vencer a competição global IBM SmartCamp em 2016 e entrar para o GEP (Global Entrepreneur Program), programa global de empreendedorismo da IBM, ambas empresas viram uma sinergia para realizar o Hackathon, já que a IBM tem investindo fortemente nessa tecnologia.    

Comandado por Caroline Dalmolin, líder do programa de startups da IBM, o Hackathon ocorreu durante três dias. No primeiro dia foi realizado um laboratório de preparação, no qual ambos os times foram apresentados e introduzidos ao Blockchain. Já o segundo e terceiro dia foram marcados pela divisão dos times, definição dos temas e de programação.    

Divididos em dois, os grupos apresentaram um projeto para “Reconciliação de frete” e “Rastreamento de carga”, com uma apresentação de negócios e uma demo da aplicação construída. “Os times criaram um novo sistema com front-end, back-end e blockchain, além de mostraram bastante entendimento do problema de negócio”, conta Rehm.

Para Toyoaki Ejiri, desenvolvedor da Intelipost, o Hackathon foi uma ótima oportunidade para agregar tecnicamente e também a como trabalhar em equipe para criar algo novo e em um curto espaço de tempo. “Além de aprendermos novas tecnologias como Go, Blockchain e a plataforma IBM Cloud, nos entrosamos mais como equipe e conhecemos um pouco mais a forma com que cada um trabalha”, explica.

De acordo com Rehm, a IBM foi a chave de sucesso para o Hackathon. “O conhecimento da tecnologia foi crucial para iniciar as conversas e transformar o evento em algo memorável”. Carlos Rischioto, Blockchain Technical Sales da IBM Brasil, completa: “Unimos duas forças na realização desse evento. A primeira é a inteligência da IBM sobre Blockchain e a segunda e capilaridade de alto valor da Intelipost. Com isso, formamos o primeiro hackathon sobre blockchain e também o primeiro da IBM com uma startup. Esperamos preparar o mercado para essa que será uma das maiores transformações tecnológicas da nossa indústria no curto prazo de tempo”.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER