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A Inteligência Artificial como um catalisador da aprovação de pedidos e receita

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Na plenária Soluções, do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Pedro Sanzovo, diretor senior de Customer Success na Signifyd para América Latina, realizou uma palestra que chamou a atenção para o poder da inteligência artificial como aliada na otimização da conversão de vendas. Palestrando sobre o tema AI no e-commerce – O futuro já chegou: a maximização de receitas com inteligência artificial, ele trouxe alguns insights provocativos que devem ser observados.

Pedro Sanzovo, diretor senior de Customer Success na Signifyd para América Latina - Fórum E-Commerce Brasil 2023
Pedro Sanzovo, diretor senior de Customer Success na Signifyd para América Latina (Imagem: Miriam Almeida)

Sanzovo iniciou sua palestra falando que o e-commerce brasileiro vem crescendo nos últimos anos, mas, ao mesmo tempo, é um ambiente muito desafiador. Custos altos, concorrência acirrada, consumidores exigentes e margens castigadas fazem com que as conversões sejam cada vez mais disputadas.  

O Brasil é campeão em fraude transacional e o grande calcanhar de Aquiles no processo de otimização de vendas é a ineficiente luta contra a fraude. Na América Latina, só em 2023 já foram perdidos US$ 100 bilhões em chargeback (fraude do cartão de crédito). Para Sanzovo, o e-commerce é o responsável pela defesa dessas fraudes.

O palestrante ressaltou que a alta taxa de chargeback tem um impacto direto na redução de autorização. Além disso, no Brasil, 20% das rejeições são incorretas, os chamados falsos positivos. Isso para o e-commerce é um prejuízo gigantesco, uma vez que 33% dos consumidores não retornam após ter um pedido declinado erroneamente. “Esse é, talvez, o grande problema, na minha percepção, no e-commerce brasileiro hoje”, afirmou Pedro.

Como resolver esse problema?

Para Sanzovo, a inteligência artificial aliada ao uso dos dados é o caminho para deter o problema de rejeições indevidas. Os grandes e-commerces já estão usando as ferramentas de AI para otimizar o processo de conversão.

Pedro esclareceu que o fluxo de pagamento passa pelas seguintes etapas: comprador, e-commerce, gateway, banco adquirente, câmara de compensação e banco emissor.

Para ele é fundamental criar uma estrutura de inteligência que possibilite que todas as etapas do fluxo de pagamento sejam assertivas. E fazer a limpeza do fluxo lá no início, na etapa do e-commerce é primordial para que as demais etapas enxerguem o fluxo mais limpo, mais otimizado.  

Como funciona a inteligência artificial?

Segundo pontuou o palestrante, machine learning é um tipo de inteligência artificial que permite a uma máquina aprender dados históricos e entregar modelos para predição de resultados futuros. Essa inteligência consegue construir características através de dados e encontrar correlação entre essas com os resultados. Ou seja, ela analisa características passadas para prever comportamentos futuros.

Desse modo, é possível fazer uma análise antifraude com acurácia e identificar o que, de fato, é um comportamento fraudulento. Assim, a inteligência artificial se torna um catalisador de conversão e otimização.

Com essas evidências, fica claro que a inteligência artificial é uma realidade com inúmeras possibilidades e deve ser usada sem moderação para otimizar processos e resultados. Sanzovo encerra sua palestra afirmando que “a inteligência artificial tem um poder aqui, novamente, não só de melhorar os resultados do teu antifraude, mas melhorar os resultados da cadeia inteira.”

Esse texto foi escrito por Miriam Almeida, em cobertura especial do Fórum E-Commerce Brasil 2023 para o E-Commerce Brasil.