Logo E-Commerce Brasil

Instagram mostra como utilizar o Reels para conectar a marca com o público

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Desde sua introdução no Facebook e no Instagram, o Reels cresceu e se tornou um meio de gerar conteúdos de vídeo. Além disso, o Reels acabou se tornando um lugar para marcas serem descobertas no cenário global. Porém, isso depende do empenho e da criatividade das empresas para aproveitar o poder da ferramenta. Pensando nisso, a Meta (empresa controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo) apresenta um “passo a passo” para tirar proveito do Reels. Acompanhe!

Segundo estudo global, mais de 45% das contas no Instagram interagem com um Reel ao menos uma vez por semana.

De acordo com a Meta, as pessoas passam metade do tempo no Facebook e no Instagram assistindo a vídeos. Conforme mais pessoas se envolvem com conteúdos de vídeo, ficou compreendido que ferramentas como a Reels crescem rapidamente em popularidade. Neste caso, um estudo global mostra que mais de 45% das contas no Instagram interagem com um Reel ao menos uma vez por semana.

Leia também: TikTok, Facebook e Geração Alpha ditam o futuro

Entre alguns dados, percebe-se que Facebook e Instagram são as plataformas mais populares para construir relacionamentos com marcas. Portanto, aproveitar o conteúdo de vídeo de formato curto em Reels pode ser uma ótima maneira de continuar desenvolvendo essas conexões e inspirar o público.

Além disso, o uso de Reels também pode levar os clientes da descoberta à compra. Com tags de produtos, inclusive, o lojista pode fazer com que visitantes comprem ou saibam mais dos produtos disponíveis.

Dicas para criar Reels atraentes

Acertar no gancho

De acordo com a Meta, manter os objetivos da marca em mente é imprescindível. Caso o brand lift (pode ser traduzido como “levantamento de marca”) for seu objetivo, destaque sua empresa nos primeiros segundos dos Reels. Se a intenção for conversões, mostre seu produto ou serviço em ação.

Além disso, mantenha sua narrativa curta e doce. Para a rede social, vídeos curtos significam prazos curtos e períodos de atenção ainda mais curtos.

Ser criativo com as transições

Outro ponto a ser testado na ferramenta é experimentar as transições nos Reels para entreter os espectadores e mostrar a personalidade da sua marca. Neste caso, recomenda-se usar recursos criativos como efeitos de realidade aumentada, áudio personalizado e temporizadores para manter as coisas atualizadas.

Leia também: Flexpwr trabalha com comerciais de TV, filmes e vídeos curtos nas vendas

Combinar o ritmo

Sincronizar o áudio também é muito importante. Afinal, o Reels já é o maior impulsionador de crescimento de engajamento no Instagram, e mais de 80% dos Reels são vistos com som ativado. Além disso, vale apostar nas legendas automáticas.

Mantê-lo na moda

Utilizar o Reels como ferramenta de engajamento requer se atualizar das novidades e dos efeitos mais recentes. Entre as dicas, vale criar e incentivar o público a remixar os Reels, assim como iniciar uma conversa a partir da seção de comentários. Adicionar hashtags relevantes para otimizar a exposição do conteúdo também é uma solução.

Explorar colaborações

Fazer parceria com criadores de conteúdo para contar a história da sua marca (de maneiras novas e inovadoras) pode ser muito positivo. Afinal, ao utilizar vozes de influenciadores você pode gerar mais engajamento, autenticidade e conscientização.

As campanhas que incluem anúncios de conteúdo de marca tiveram +123% de aumento no reconhecimento, +112% de aumento na associação e +67% de aumento na consideração e motivação. Portanto, isso mostra que criadores de conteúdo, definitivamente, podem ajudar a aumentar o impacto da marca.

Ser autêntico

O Reels, segundo a Meta, é um lugar onde a autenticidade prospera. Neste caso, o estudo recomenda criar Reels que sejam fiéis a você e que reflitam os valores da sua marca.

Fonte: Facebook

Leia também: TikTok vai implementar mudanças em serviço na UE para evitar possíveis sanções