Redação E-Commerce Brasil

O benefício do ‘inspirar e descobrir’ como ferramenta de recorrência das vendas

Terça-feira, 14 de setembro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Inspirar e descobrir! Baseado nessa filosofia, a Westwing traz ao palco do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection um pouco de sua história e as soluções encontradas para acelerar a aquisição e, principalmente, a recorrência. E, como ponto de partida, o investimento em personalização da plataforma é o que traz valor no médio e longo prazo na parceria com o cliente. “A compra é baseada em uma navegação próxima a do Instagram, sempre com imagens bonitas. Essa é a experiência, com campanhas novas, de curta duração, que passam por uma rica curadoria de arte e editorial”, disse Andres Mutschler, Founder e CEO da Westwing.

E-commerce com cara de rede social

Interessante é saber que 85% do público-consumidor da empresa são mulheres. Para ter uma ideia do engajamento, a média da plataforma é de 4 visitas por clientes por semana, com tempo médio de navegação de 40 minutos. Portanto, a interação no Westwing é mais próxima de uma rede social, principalmente no sentido do engajamento, do que de um e-commerce.

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E isso é possível observar ao comparar um aplicativo de vendas tradicional, com o campo de busca localizado no “topo premium” — normalmente para achar o produto e resolver a necessidade de forma mais racional. Já no app da Westwingn não há campo de busca. Ou seja, a pessoa utiliza a plataforma para “passear”, observando um feed de rica curadoria, com campanhas inspiracionais apresentando tendências e conteúdos editoriais.

E esse despertar de vontade para comprar a mesinha de centro não é à toa. Por trás de todo o projeto existe uma curadoria com 10 campanhas por dia, com duração de cerca de 5 dias. Nela, são apresentados mais de 14 mil produtos diferentes por semana, além de mais de 20 mil inserções de conteúdo. O resultado disso é o aumento da recorrência, com 4 compras por cliente por ano.

Tecnologia para inspirar e descobrir

Muito do que permite essa entrega personalizada é o fato de ela ser 100% proprietária de sua tecnologia, desenvolvida inteiramente em casa. “Temos 90 profissionais de tecnologia, o que nos permite oferecer essa experiência de social media”, explicou Andres. Portanto, esse diferencial de carregamento rápido de imagens, unido à capacidade de personalizar a entrega de conteúdo de acordo com a pessoa, elevam o engajamento do aplicativo.

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E o investimento em tecnologia na Westwing não para. Para ter uma ideia, em 2017 a empresa possuía 30 pessoas de desenvolvimento, e hoje o time já chega a 90. Entretanto, não é apenas a contratação que conta: “É preciso, antes de tudo, ter uma cultura empresarial que faça sentido aos profissionais. Esse DNA de ‘inspirar e descobrir’ é crucial para uma pessoa de desenvolvimento ter interesse em fazer parte do negócio”, pontuou. Além disso, 100% do pessoal de desenvolvimento trabalha remoto, ponto muito valorizado por esse perfil profissional.

Logística 

Seguindo a tendência da melhoria da experiência, a Westwing investe pesado (também) na área logística. Afinal, hoje já faz 90% das entregas em São Paulo com operação própria (Westlog), com opção de entrega para o dia seguinte de 75% de seu sortimento. “Além da experiência personalizada da pessoa, ganhamos em marketing ao usar frota própria para as entregas. E, claro, na questão da assertividade e recorrência”, contou Andres. Essa assertividade no investimento já confere à empresa o selo RA1000 ReclameAqui.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.

O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.

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