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Informação competitiva no e-commerce para planejamento do futuro de sua loja

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Por Vanessa Santos

“Não existe solução puramente online”. A frase é de Leo Piccioli, presidente Brasil e Argentina da Staples. Ele comenta a operação da empresa na América Latina, e é o principal representante na região da maior empresa de papelaria e materiais para escritório do mundo, liderando cerca de 400 colaboradores diretos.

O executivo falou sobre como a empresa sobrevive às mudanças. “Vendemos canetas, e vivemos tempos em que as pessoas as estão trocando por computadores e smartphones.”

Pensando em solucionar o problema, ele conta que há sete anos a empresa abriu discussão com clientes, não clientes, funcionários e até mesmo a concorrência, a fim de discutir o futuro.

“Chegamos a construir um mapa com oito tendências e, a partir daí, começamos a elaborar nossos planos de aão”.

Um dos grandes passos dados nesse sentido foi abrir lojas físicas. “O omini-channel é o futuro, pois assim atendemos a todos. Existem pessoas resistentes ao online, assim como existem aquelas que resistem ao offline”, explica.

Além disso, ele alega que as lojas físicas reforçam o branding da empresa, aumentando as vendas também no online. “Acredito que em alguns anos até a Amazon vai ter lojas físicas nos EUA, nem que sejam aquelas apenas de retirada de produtos A inovação reside nisso: estar presente em todos os canais”, diz.