Por Vanessa Santos
“Não existe solução puramente online”. A frase é de Leo Piccioli, presidente Brasil e Argentina da Staples. Ele comenta a operação da empresa na América Latina, e é o principal representante na região da maior empresa de papelaria e materiais para escritório do mundo, liderando cerca de 400 colaboradores diretos.
O executivo falou sobre como a empresa sobrevive às mudanças. “Vendemos canetas, e vivemos tempos em que as pessoas as estão trocando por computadores e smartphones.”
Pensando em solucionar o problema, ele conta que há sete anos a empresa abriu discussão com clientes, não clientes, funcionários e até mesmo a concorrência, a fim de discutir o futuro.
“Chegamos a construir um mapa com oito tendências e, a partir daí, começamos a elaborar nossos planos de aão”.
Um dos grandes passos dados nesse sentido foi abrir lojas físicas. “O omini-channel é o futuro, pois assim atendemos a todos. Existem pessoas resistentes ao online, assim como existem aquelas que resistem ao offline”, explica.
Além disso, ele alega que as lojas físicas reforçam o branding da empresa, aumentando as vendas também no online. “Acredito que em alguns anos até a Amazon vai ter lojas físicas nos EUA, nem que sejam aquelas apenas de retirada de produtos A inovação reside nisso: estar presente em todos os canais”, diz.