A série de 33 meses de cálculo do Índice FIPE/Buscapé é caracterizada por sucessivas quedas de preços.
A pesquisa constatou que o mercado teve aumento mensal de preços somente em 6 dos 33 meses pesquisados. Confira ilustra a figura 1.
Oito dos dez grupos tiveram queda de preços em Outubro/13, conforme a figura 2, destacando-se: Brinquedos (-2,51%), Moda e Acessórios (-1,22%), Eletrônicos (-1,07%), Telefonia (-0,78%) e Fotografia (-0,73%). Das 151 categorias pesquisadas, 85, ou 56%, tiveram queda média de preço de -0,96%, com destaque para: “míni veículo” (-8,08%), “chuteira” (-6,20%), “depilador elétrico” (-3,59%), “barbeador elétrico” (-3,00%) e “camisa de time de futebol” (-2,26%). Apenas dois grupos registraram aumento de preço no mês Outubro/13: Eletrodomésticos (1,54%) e Informática (0,50%). Das 150 categorias de produtos pesquisadas no mês, 66, ou 44%, tiveram aumento médio de preço de 1,25%. Destacaram- se com aumento de preço em Outubro/13: “cooler para bebidas” (3,61%), “lava louças” (3,13%), “ventilador/circulador” (2,96%), “microondas” (2,65%), “adega climatizada” (2,63%), “barraca” (2,56%), “fogão” (2,54%) e “forno a gás” (2,53%).
Em um período de 12 meses (Out13/Out12) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,99%, mantendo uma tendência de redução das quedas anuais nos preços do e-commerce a partir de dezembro de 2012, conforme a figura 3. Dada a série ainda relativamente curta do Índice Fipe/Buscapé indicar uma redução sazonal dos preços no último bimestre do ano e a tendência recente, o ano de 2013 deve terminar com uma variação anual do Índice FIPE/Buscapé em torno de 0,0%.
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,2% inferior à variação dos preços médios pelo IPCA em setembro13/12, mas que esta tendência vem diminuindo desde novembro de 2012 devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que têm importante presença no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor.
No período anual Out13/Out12, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram redução de preço, e 4 aumento, havendo expressivas diferenças de entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 5. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 85 (56% do total) tiveram aumento médio de preço de 2,21%, e 66 (44% do total) tiveram uma queda média de preço de -7,25%.
O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-11,79%), muito influenciado por “tênis” (-15,67%). O segundo grupo com maior queda foi Eletrônicos (-8,11%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de -9,23%, “blu-ray”, com queda de -8,16%, e “micro system”, com queda de -5,82%. O terceiro grupo com maior queda foi Telefonia (-7,76%), devido aos “celulares e smartphones” (-9,98%), e o quarto foi Fotografia (-5,79%), devido à “câmera digital” (-7,31%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, teve aumento de preço de 2,48% no período Out13/Outl12. Neste grupo destacaram-se com aumentos anuais de preços: “forno a gás” (7,48%), “microondas” (6,10%), “aspirador de pó” (4,69%), “chuveiro/ducha” (4,69%) e “grill elétrico/sanduicheira” (4,43%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Out13/Out12, além dos já citados, foram: “toner para impressora” (-10,84%), “mala” (-6,46%), “brinquedo de controle remoto” (-6,06%), “jogos diversos” (-5,64%), “bola de futebol” (-5,18%), “tablet” (-4,41%), “bonecas” (-4,41%) e “home theater” (-3,74%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (30,59%), “monitor” (7,18%), “míni veículo” (7,13%), “cartucho para impressora” (7,11%), “cartão de memória” (6,56%), “monitor para dvd automotivo” (5,47%) e “processado” (4,93%).
A queda de -1,99% do Índice FIPE/Buscapé no período Out13/Out12 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,86% e 4,58%, respectivamente, no período Set13/Set12. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Por: Buscapé Company