Logo E-Commerce Brasil

Índia envolve bancos em programa de e-commerce para enfrentar Amazon e Walmart

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A fim de definir uma rede própria aberta, a Índia se esforça para acabar com o domínio da Amazon e do Walmart no comércio eletrônico. Dessa vez, segundo algumas fontes, o assunto evoluiu para um alinhamento com bancos e outros participantes para ampliar o domínio do e-commerce no país.

Imagem da miniatura de uma bandeira da Índia hasteada em um mastro sobre uma mesa

Na Índia, primeiro-ministro Narendra Modi enfrenta pressão de pequenas empresas para agir contra a enorme influência da Amazon e do Flipkart, do Walmart, no comércio eletrônico indiano.

Alguns dos maiores bancos da Índia estão discutindo sobre a criação de plataformas de compradores para permitir que seus clientes façam pedidos de bens e serviços pela Open Network for Digital Commerce (ONDC), que o governo indiano lançou em abril, disseram as fontes à Reuters.

Leia também: Levi Strauss aposta na força do e-commerce nos próximos 5 anos

O sucesso da rede (que promete igual acesso a todos os vendedores e compradores online, independente do tamanho) é uma prioridade do primeiro-ministro Narendra Modi. Afinal, ele enfrenta pressão de pequenas empresas para agir contra a enorme influência da Amazon e do Flipkart, do Walmart, no comércio eletrônico indiano.

Controle da Amazon e do Walmart na Índia

Em 2021, o comércio eletrônico indiano movimentou mais de US$ 55 bilhões. De acordo com previsões do governo, crescerá para US$ 350 bilhões até o fim desta década. A Amazon e o Walmart controlam mais de 60% desse mercado, que hoje responde por cerca de 8% das compras dos consumidores em um país de 1,35 bilhão de pessoas.

Por conta disso, o ONDC pretende cobrir pelo menos 100 cidades e vilas até agosto. A metam neste caso, é conquistar 900 milhões de compradores e 1,2 milhão de vendedores em cinco anos.

Leia também: Alemanha vê queda nas vendas do varejo em abril

O diretor digital do do Bank of Baroda, Akhil Handa, disse que seu banco estava conversando sobre o projeto. Entretanto, alegou que ainda era muito cedo para falar sobre casos de uso específicos.

State Bank of India, Axis Bank, Punjab National Bank, ICICI, HDFC, Kotak Mahindra e IDFC First estão entre outros bancos em discussões com a ONDC conta Amazon e Walmart. Para a Reuters, disseram que o próximo passo será estabelecer plataformas de e-commerce para consumidores na Índia. Os outros bancos não comentaram sobre o assunto.

Fonte: Reuters