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Como o princípio da incerteza e a cultura de aprendizado podem influenciar no seu e-commerce

Quando se é jovem, é natural que o caminho a ser percorrido – principalmente na vida profissional – seja pautado por buscas de certezas que embasem suas ações. No entanto, quando se acumula muitas certezas, o que acontece já na fase mais madura, é possível que várias ideias diferentes e até inovadoras se percam por não terem sido minimamente consideradas.

Zé Lucas de Paula

Zé Lucas de Paula, Head Of Creative Works do Google

É mais ou menos com essa ideia que Zé Lucas de Paula, Head Of Creative Works do Google começa sua palestra na 13ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, que aconteceu em junho de 2022. “Estou aqui para transmitir a experiência sobre benefícios de se abandonar algumas certezas, principalmente no marketing, e como a gente no Google está ajudando algumas agências a formularem culturas de aprendizados a partir de um novo jeito de aprender”.

Ao entrar no Google, o executivo conta que sentiu a necessidade de destravar a criatividade e encontrar novas maneiras de se desenvolver. Ele traz um dado: 49% da influência nas vendas está relacionada ao criativo. No contexto digital, esse número chega a 89%. “Ou seja, um trabalho primoroso pode ir por água abaixo porque a agência criou um banner que não vai bem”, avalia.

“Se a criatividade está diretamente ligada aos negócios, por quê as discussões sobre performance ficam só em torno da estratégia e mídia?”, questiona Zé Lucas, que defende que as áreas devem se correlacionar para alcançarem a efetividade.

Ele ainda vai mais à fundo em uma análise do período em que estamos vivendo, com as certezas coletadas até aqui. Basicamente, é como se estivéssemos a vida toda tentando formular certezas que vão salvar a gente em situações importantes. No entanto, nem sempre dá certo. “Quando você vê que o campo de conhecimento é mais extenso do que seu olhar te oferecia, aí você entra naquele paradigma socrático ‘Só sei que nada sei’”. 

Porém, é nesse momento que o indivíduo percebe que precisa aprender mais e se dedica a estudar e se abre para novas possibilidades. Zé Lucas defende que é preciso abandonar as certezas e se acostumar a viver no vale da incerteza. “Está tudo bem em não saber”, afirma.

Como construir uma cultura de aprendizado

Zé Lucas apresentou um esquema que pode auxiliar agências a construirem essa cultura de aprendizado. Veja:

  • Experimentos: Ferramental de testes criativos disseminados pelas estruturas de Data.
  • Influência (processo): Novas dinâmicas de interação criativa a partir dos testes e aprendizados. Disseminação do ferramental nos times criativos.
  • Estrutura (pessoas): Redesenho estrutural buscando profissionais híbridos que tenham um papel na equipe criativa, porém com conhecimento técnico e evangelistas da cultura test & learn.
  • Cultura (pensamento integrado): A estrutura estratégica/criativa e de dados integrada e influenciando nas decisões de negócio das marcas. Times multidisciplinares de generalistas e especialistas criativos e de efetividade criativa como a estrutura padrão para soluções para os clientes.

Por Marina Teodoro, da redação do E-Commerce Brasil

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