Logo E-Commerce Brasil

Grupos de moda InBrands e Morena Rosa se preparam para Black Friday histórica no e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Com o crescimento expressivo do comércio eletrônico em 2020, os grupos InBrands e Morena Rosa, gigantes da moda, preparam-se para Black Friday que promete ser histórica.

Dentre as principais ações estratégias para a data estão a captação de leads e investimentos em experiência de compra dentro dos sites, com a solução da SmartHint, sistema de busca inteligente e recomendação.

InBrands

“Para 5 das marcas de moda premium do Grupo InBrands, Ellus, Richards, Salinas, Bobstore e VR Collezioni, iremos fortalecer nossa prospecção de clientes para a Black Friday, reforçar as campanhas de captação de leads e preparar uma base de retargeting. Dessa forma, atuamos de maneira estratégica em 360 graus na atração e conversão de vendas e consumidores”, afirma Fogaça, head de e-commerce do grupo InBrands.

Mas o executivo acredita que não adianta levar o cliente até a loja se o site não oferece uma boa experiência de compra, principalmente em um data tão agitada e disputada como é a Black Friday. Por isso, está apostando na busca inteligente e nas vitrines de recomendação da SmartHint para aumentar a conversão.

“No site das marcas, para otimizar a conversão, apostamos nas soluções da SmartHint, tanto na busca, como nas vitrines, com seus inteligentes algoritmos de recomendações”, conta o executivo.

Morena Rosa

O Grupo Morena Rosa está seguindo um caminho bem semelhante. “Nas marcas do Grupo Morena Rosa, Morena Rosa, Iódice, Maria Valentina, Zinco e Lebôh, começamos mirando na captação de leads e inclusão de pessoas em nosso funil de conversão. A estratégia será o lançamento de landing pages de captação, para que possamos usar com assertividade este volume de pessoas em nossa base”, conta Mauricio Didimo, head de e-commerce e estratégia digital do Grupo Morena Rosa.

E devido ao tráfego que deseja atrair com tais estratégias, o grupo também investiu em experiência de compra dentro das lojas virtuais para fidelizar os novos clientes: “nos sites, apostamos na busca inteligente da SmartHint e nas vitrines personalizadas. Assim, mantemos os clientes no funil de vendas oferecendo a melhor experiência de compra possível”.

Preparativos e expectativas

Os preparativos estão intensos e as expectativas também: “estamos nos preparando e com as melhores expectativas para quebrarmos todos os nossos recordes de vendas nesta que será uma Black Friday histórica”, declara Fogaça.

Inovações para o mundo da moda

Além das tradicionais vitrines autônomas de recomendação com inteligência artificial, que estão no mercado desde 2017, e os pop-ups de retenção, a SmartHint tem lançado muitas novidades para elevar a experiência de compra dentro das lojas virtuais.

No início do ano, a empresa lançou a busca inteligente, também com inteligência artificial, dotada de alta velocidade e similaridade fonética. Mas, ao longo do ano, a tecnologia foi aprimorada, de maneira que a SmartHint divulgou o lançamento de outras funcionalidades que fazem toda a diferença no mundo da moda. Tais funcionalidades também têm sido utilizadas pelos grupos InBrands e Morena Rosa, como:

Busca por cor com reconhecimento de imagem

Os consumidores mais decididos buscam os produtos dessa forma, pois sabem exatamente a cor que querem. Essa funcionalidade automatiza a busca, pois a inteligência identifica a cor através do reconhecimento de imagem, mesmo que ela não esteja descrita no título ou descrição do produto.

Isso melhora a experiência do usuário, além de diminuir o trabalho da equipe e evitar possíveis erros, pois sem essa tecnologia, é preciso cadastrar manualmente a cor e/ou cores de cada produto.

Busca comportamental

Mostra os resultados mais relevantes e personalizados para cada cliente no campo de busca, através de análises comportamentais de navegação. Se o usuário navegou e clicou em bermudas jeans, a inteligência reconhece essa preferência e quando ele digitar “bermuda” no campo de busca, os primeiros resultados serão das mesmas bermudas jeans que se interessou antes.

Vitrine “Compre junto”

Esse tipo de vitrine consiste em oferecer um produto ou mais, complementar ao que o cliente estava buscando inicialmente. Se ele está vendo uma saia jeans, o “compre junto” pode aparecer logo abaixo, sugerindo que ele compre um cinto e/ou uma blusa em conjunto com a saia.

Mas a “Compre junto” da SmartHint usa inteligência artificial, sendo totalmente automatizada. Isso significa que todo o processo da compra casada é feito de forma automática, sem precisar que um profissional configure e cadastre item por item.

Vitrine “É do seu gosto? Então veja estes produtos similares”

A inteligência identifica, como um ser humano, características de texto e imagem (cor, textura, formato etc) dos itens mais interessantes para o cliente, através de análises de navegação.

Sendo assim, sugere nesta vitrine outros com qualidades semelhantes. Ela é montada tendo como base os itens mais similares ao produto que está sendo visualizado, ordenando do mais similar para o menos similar.

Vitrine “Compra por look”

Esse tipo de vitrine favorece o cross sell, pois, quando o cliente clica em um produto, uma camisa, por exemplo, a inteligência artificial, através do reconhecimento de imagem, identifica as outras peças que o modelo está usando, como calça e sapato, e sugere a venda do look em conjunto na vitrine, estimulando o aumento do ticket médio.

Pra saber mais sobre a tecnologia da SmartHint, clique aqui.

Leia também: E-commerce deve crescer 27% na temporada de compras de final de ano, aponta ACI Worldwide.