Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Inadimplência de MPEs cresce em maio e registra novo recorde, mostra Serasa

Quarta-feira, 11 de julho de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo estudo da Serasa Experian, em maio de 2018, pouco mais de cinco milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) estavam inadimplentes no Brasil. Isso representa um crescimento de 0,8% em relação a abril do mesmo ano, quando 5,080 companhias destes portes estavam com dívidas atrasadas.

É a 15ª alta consecutiva e novo recorde histórico registrado em maio. Na comparação com maio de 2017 (4,7 mil), o aumento chega a 9%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as sucessivas altas na inadimplência do segmento ainda demonstram os efeitos da lenta recuperação da economia no comportamento dos indicadores mês a mês, agravados em maio com a paralisação dos caminhoneiros, que afetou negativamente todas as cadeias produtivas.

A avaliação é de que esse cenário comece a se estabilizar, fomentado pelas taxas de juros reduzidas e pelo consequente acesso a mais e melhores condições para renegociações de dívidas e para uma retomada no uso do crédito para financiamento da expansão dos empreendimentos.

Os indicadores por setores de mercado repetiram, em maio de 2018, patamares similares aos registrados nos quatro primeiros meses do ano. Serviços (46,2%), comércio (44,7%) e indústria (8,7%) mantiveram suas participações no total de 5,122 milhões de MPEs com contas em aberto no Brasil.

Com mais da metade dos micro e pequenos empreendimentos brasileiros com dívidas em atraso, o Sudeste lidera o levantamento (54,1%), seguido pelo Nordeste (16,2%), Sul (15,8%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (5,2%).

Absoluto no topo do ranking estadual, São Paulo atingiu no quinto mês deste ano a marca de 1,686 milhão MPES no vermelho – alta de 1,1% em relação a abril de 2018 (1,6 milhão) – e respondeu por 32,9% dos CNPJs de empreendimentos deste porte em situação de inadimplência no Brasil. Na segunda e terceira posições, permaneceram Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (8,3%). Conheça os indicadores de participação de todos os estados:

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.