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  Redação E-Commerce Brasil

A importância de ter reviews no seu e-commerce

Quinta-feira, 20 de janeiro de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

Foi-se o tempo em que o consumidor via uma propaganda na televisão e corria para as lojas para adquirir aquele produto ou serviço. Hoje, a jornada de compra está bem mais complexa, e os clientes acreditam mais nas indicações de conhecidos e desconhecidos que na publicidade. Um dos motivos dessa valorização está na prova social. É aí que entram as avaliações dentro do seu e-commerce.

O uso de ferramentas de avaliação em qualquer plataforma — loja virtual, Google Meu Negócio, Uber e Airbnb, por exemplo — é essencial para o crescimento das vendas no mercado digital. Afinal de contas, antes de tomar qualquer decisão de compra o consumidor faz diversas pesquisas na internet, e o que ele encontrar pode deixá-lo mais perto ou distante de fechar negócio com a sua empresa.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre reviews e e-commerce? Continue a leitura que vamos mostrar os benefícios de adotar sistemas de avaliação e como fazer isso!

Por que ter reviews no seu e-commerce?

O uso de ferramentas de avaliação em qualquer plataforma é essencial para o crescimento das vendas no mercado digital
O uso de ferramentas de avaliação em qualquer plataforma é essencial para o crescimento das vendas no mercado digital

Porque as avaliações aumentam a relevância da marca e a taxa de conversão. Aliás, o próprio Google fez uma pesquisa para comprovar isso. Durante o estudo, a empresa de tecnologia criou marcas fictícias e sobrecarregou as páginas de vantagens como bons reviews, avaliação de especialistas, descrições do produto etc.

O resultado foi que os consumidores trocaram a marca já consolidada por uma empresa desconhecida, porém sobrecarregada de benefícios. Uma seguradora de carros fictícia, por exemplo, ganhou a preferência de 87% do público.

O fato é que as decisões de compra são cada vez mais influenciadas pela opinião de outros consumidores. De acordo com um levantamento feito pela Nielsen, 92% dos clientes confiam mais nas avaliações feitas por outros consumidores, se comparado a propagandas e anúncios patrocinados.

A tendência é que esse comportamento se intensifique no período pós-pandemia, uma vez que, durante a quarentena, houve um aumento considerável no consumo desse tipo de conteúdo. Só no YouTube, por exemplo, houve aumento de 600% no tempo em que as pessoas passam assistindo vídeos de reviews.

Quais são os benefícios do User Generated Content para o e-commerce?

User Generated Content nada mais é que os conteúdos gerados pelos usuários, e os reviews entram nesse pacote. Por se tratar de opiniões espontâneas e autênticas, a marca conquista credibilidade no mercado. Veja mais algumas vantagens de ter avaliações no seu e-commerce:

  • aumenta o tempo de permanência na página: 90% dos consumidores leem até 10 avaliações antes de tomar uma decisão de compra;
  • garante credibilidade e relevância para a marca: lojas bem avaliadas transmitem mais confiança ao mercado;
  • auxilia o consumidor no processo de decisão de compra: com base nos comentários dos usuários o consumidor consegue avaliar se o produto é ideal para suas necessidades para fechar a compra;
  • gera engajamento dos clientes e cria promotores da marca: clientes que tiveram boas experiências viram defensores da marca e ficam cerca de 28% mais propensos a compartilhar informações relevantes sobre a empresa;
  • contribui para o marketing boca a boca: 68% dos consumidores iniciam a sua jornada após uma indicação;
  • melhora a indexação orgânica no Google: buscadores enxergam esses reviews como conteúdo qualificado e relevante. Logo, e-commerces que utilizam o sistema de avaliação têm mais chances de conseguir um bom ranqueamento.

Como potencializar os seus resultados com reviews?

Não basta ter avaliações no seu e-commerce. Os reviews precisam ser confiáveis e qualificados. Afinal de contas, até mesmo opiniões negativas são importantes porque apontam oportunidades de melhoria e garantem ainda mais veracidade ao processo de avaliação.

A RA Trustvox é uma ferramenta de avaliações para e-commerce. A plataforma usa inteligência artificial para coletar, auditar e publicar reviews verdadeiros, validados e verificados. As avaliações postadas pelos clientes são certificadas, e ficam indexadas na busca orgânica do Google.

Em resumo, os Customer Reviews são ferramentas importantes para garantir maior relevância para a marca e aumentar a taxa de conversão do e-commerce. A RA Trustvox ganha destaque nesse contexto por ser a única tecnologia que utiliza inteligência artificial e disponibiliza relatórios completos para gerar insights para o negócio.

Leia também: Sete tendências digitais para 2022

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