Você sabe qual a importância de uma boa exposição dentro do Mercado Livre?
Você sabia que os algoritmos de ranqueamento dos anúncios da plataforma nada mais são que o cálculo feito pelo sistema que determina qual o anúncio mais relevante para aparecer primeiro diante as buscas de produtos? Existem diversas maneiras para usar esse algoritmo a seu favor, principalmente para ajudar na saúde dos seus anúncios.
Por isso, desenvolvemos este texto para te auxiliar a identificar e entender o nível de saúde de seus anúncios e te ajudar a melhorar o seu ranking no marketplace.
Para facilitar o entendimento e informar os anunciantes, o Mercado Livre define o status da saúde dos anúncios em 3 categorias:
- HEALTHY (Melhor exposição do anúncio),
- WARNING (Correndo risco de perder exposição)
- UNHEALTHY (Sem exposição/Exposição perdida).
Mas afinal o que significam de fato essas categorias e o mais importante, como melhorar a saúde do seu anúncio e alcançar a tão sonhada Healthy?
Healthy é a melhor exposição do anúncio, sempre aparece nos primeiros resultados de busca e consequentemente tem mais chances de converter as vendas, em seguida temos o Warning, que como o próprio nome diz, requer atenção, onde a saúde do seu anúncio está correndo risco de perder exposição e consequente diminuir suas vendas, seu anúncio entra em warning após reclamações e cancelamentos, pode ser revertido em Healthy com um período sem os mesmos, já o Unhealthy é quando seu anúncio já não tem mais exposição, ou seja, não aparece nas buscas dos clientes.
DICA DE OURO: Quando o seu anúncio chegar ao ponto UNHEALTHY, recomendamos criar outro anúncio de substituição, mas sem excluir o antigo, pois ele contém métricas importantes para você.
Leia também: GoBots é selecionada para o programa Microsoft for Startups