Logo E-Commerce Brasil

A importância de uma boa exposição dentro do Mercado Livre

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Você sabe qual a  importância de uma boa exposição dentro do Mercado Livre?

Você sabia que os algoritmos de ranqueamento dos anúncios da plataforma nada mais são que o cálculo feito pelo sistema que determina qual o anúncio mais relevante para aparecer primeiro diante as buscas de produtos? Existem diversas maneiras para usar esse algoritmo a seu favor, principalmente para ajudar na saúde dos seus anúncios.

Por isso, desenvolvemos este texto para te auxiliar a identificar e entender o nível de saúde de seus anúncios e te ajudar a melhorar o seu ranking no marketplace.

Para facilitar o entendimento e informar os anunciantes, o Mercado Livre define o status da saúde dos anúncios em 3 categorias:

  • HEALTHY (Melhor exposição do anúncio),
  • WARNING (Correndo risco de perder exposição)
  • UNHEALTHY (Sem exposição/Exposição perdida).

Mas afinal o que significam de fato essas categorias e o mais importante, como melhorar a saúde do seu anúncio e alcançar a tão sonhada Healthy?

Healthy é a melhor exposição do anúncio, sempre aparece nos primeiros resultados de busca e consequentemente tem mais chances de converter as vendas, em seguida temos o Warning, que como o próprio nome diz, requer atenção, onde a saúde do seu anúncio está correndo risco de perder exposição e consequente diminuir suas vendas, seu anúncio entra em warning após reclamações e cancelamentos, pode ser revertido em Healthy com um período sem os mesmos, já o Unhealthy é quando seu anúncio já não tem mais exposição, ou seja, não aparece nas buscas dos clientes.

DICA DE OURO: Quando o seu anúncio chegar ao ponto UNHEALTHY, recomendamos criar outro anúncio de substituição, mas sem excluir o antigo, pois ele contém métricas importantes para você.

Leia também: GoBots é selecionada para o programa Microsoft for Startups