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Implementador de E-commerce: como implementar sua loja virtual

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Existem no mercado vários tipos de plataforma de e-commerce que nos ajudam a criar uma loja virtual. Além disso, também há agências e empresas de desenvolvimento e tecnologia, que fazem todo esse trabalho, como é o caso da WEBJUMP. Conheça alguns itens de suma importância para fazermos antes de criar, de fato, a sua loja virtual.

Principais pontos para implantar seu e-commerce

Criar um e-commerce não é tão fácil assim. Não basta apenas escolher uma plataforma e logo em seguida elaborar o catálogo dos produtos/serviços. Há uma série de etapas que devem ser adotadas para que o seu negócio de vendas tenha sucesso. Confira, abaixo, os principais pontos que merecem destaque.

Estudo de Mercado

Estudar o mercado em que pretende inserir-se é essencial, pois é a base para um planejamento eficaz. 

Isso significa que, na pesquisa de mercado, é preciso analisar: o público-alvo e perfil para quem almeja-se vender nossos produtos; os fornecedores tanto de tecnologia quanto de produtos/serviços; bem como dimensionar o mercado analisando preço e praça e se atentar às novas tendências e promoções de mercado; e, é claro, observar os concorrentes, com os seus pontos fortes e fracos.

Escolha da Plataforma

Após elaborar todo o planejamento de estudo de mercado, chegou a hora de definir a plataforma. Neste caso, é necessário verificar qual delas mais se encaixa no seu modelo de negócios, entretanto, há outros motivos para a escolha, como por exemplo: preço, recursos disponíveis, facilidade em administrar sozinho (não necessitando de uma equipe ou agência, se for o seu caso) etc.

Já vimos, em outro post, os tipos de plataforma e-commerce mais usados atualmente (Adobe, Magento, Shopify, Oracle, Salesforce, Loja integrada etc). Porém, vale lembrar que a Magento Enterprise, atual Adobe Commerce, é uma das melhores plataformas disponíveis, visto que é a que garante maior flexibilidade e escalabilidade para qualquer regra de negócio, por ter seus códigos abertos, sem contar os infinitos recursos nativos e módulos disponíveis.

Se precisar de ajuda para montar a sua loja virtual, nós podemos te ajudar, fornecendo todo o trabalho de planejamento, desenvolvimento e manutenção do seu e-commerce, trazendo tudo o que for preciso para um negócio virtual de sucesso.

Segurança

Investir em segurança é extremamente importante, senão vital, para o sucesso do negócio (seja ela física ou virtual), pois podem ocorrer roubos de dados, tanto da empresa quanto dos seus clientes. 

Como sabemos que na internet todas as nossas informações ficam vulneráveis, devemos observar quais tipos de plataforma de e-commerce se atentam a esse detalhe e como tais plataformas trabalham para evitar que essas situações ocorram. Ao contratar uma agência, deve-se ter o conhecimento de como ela trabalha na questão de processos antifraudes e segurança da informação.

Formas de Pagamento

Escolher a forma de pagamento é tão importante quanto as outras etapas, afinal, é o principal objetivo do e-commerce: vender, a fim de gerar receita. Pensar em métodos de pagamento diversificados pode fazer com que o seu consumidor escolha comprar na sua loja do que na do concorrente. 

Boleto parcelado, pagar com 2 cartões e PIX são funcionalidades a serem levadas em consideração. Atualmente, existem duas formas de estruturar o pagamento nas plataformas: por meio da contratação de intermediadores de pagamento e por gateway.

No primeiro caso, são contratadas empresas terceirizadas para fazer esse intermédio entre a loja e o cliente, como a PayPal, PagSeguro, Mercado Pago etc. Já no segundo caso, a própria plataforma escolhida já nos dá essa opção, ou seja, as soluções de pagamento já estão integradas ou, também, é possível realizar outras integrações.

Integração dos Sistemas

Outro item de extrema importância é integrar sistemas, pois são muitos softwares trabalhando juntos, cada um com seus códigos diferenciados. Então, para que não haja conflito entre eles e tudo funcione perfeitamente, é preciso investir na integração. 

Plataformas de e-commerce, ERP, CRM, anti-fraude, gateway de frete, intermediadores e gateway de pagamentos e automação de marketing são algumas das ferramentas trabalhadas em conjunto. A duplicação de dados é um exemplo de problema que pode ocorrer, caso não seja feita uma perfeita integração desses sistemas.

Pode-se fazer a integração por meio de API ou webservice (as duas possuem o mesmo objetivo, que é fazer com que todos os programas “conversem entre si”). Esse processo pode ser feito de maneira nativa, integrando um ERP com uma plataforma, ou por meio de um integrador (há diversas empresas que fazem esse serviço). 

A principal diferença, no entanto, entre uma integração nativa e uma feita por meio de integrador são os gastos financeiro e de tempo. No primeiro caso, não é preciso contratar um novo serviço para isso. Neste cenário, a Adobe Commerce tem enormes diferenciais por contar com milhares de integrações e módulos nativos.

Contratar uma agência

Não menos importante que os outros itens, contratar uma agência ou empresa de desenvolvimento e tecnologia seria o principal quesito para se montar um e-commerce. Entretanto, sabemos que, ao iniciar no ramo de vendas, muitas vezes, não há capital suficiente para estes investimentos. 

Então, para empresas menores e startups, é recomendado iniciar sua operação online com plataformas de entrada, como Nuvem Shop, Loja Integrada ou, até mesmo, a versão gratuita e open source da Magento, trabalhando sozinho, ou contratando um desenvolvedor especializado, que não será tão custoso.

Se for o caso de uma empresa de médio ou grande porte, nós, da WEBJUMP, por exemplo, podemos desenvolver todo o seu e-commerce frente à tecnologia e soluções da Adobe. Além disso, somos a única Adobe Gold Partner brasileira com selo Specialized Commerce na América Latina e referência global em soluções tecnológicas e UX/UI Design para e-commerce B2C, B2B, D2C e Marketplaces.

Por que contar com ajuda para implementar seu e-commerce?

Não tem nenhum problema em implementar um e-commerce sozinho, afinal, há muitas plataformas disponíveis no mercado, que são fáceis de serem manuseadas, com uma interface clean, intuitiva e “free”. Entretanto, contratar uma agência para administrar seu e-commerce vai muito além de “não ter que se preocupar com nada”.

Contratar uma empresa de desenvolvimento ou agência, além de montar a sua loja virtual, no geral, irá trabalhar com a implementação, desenvolvimento, UX e UI Design e sustentação do projeto como um todo, afinal, um e-commerce é um ecossistema vivo e está em constante evolução.

O maior diferencial de ter uma agência ou empresa de tecnologia é fazer com que sua equipe interna foque nas iniciativas de performance do negócio. Assim, toda parte técnica e suporte da plataforma fica na responsabilidade da empresa parceira contratada.

A WEBJUMP trabalha com a Adobe Commerce, uma das melhores plataformas de e-commerce do mundo. Contamos com os melhores recursos, funcionalidades e experiência, para dar o retorno e entregar valor naquilo que você precisa em relação a cada tipo e modelo de negócio.

Personalização

Personalizar o seu e-commerce é dar identidade a ele, seja com o nome, logo, paleta de cores utilizada etc. Tudo isso é possível graças às plataformas disponíveis no mercado, que também fornecem layouts pré-prontos ou permitem a criação de um do zero (contratando uma agência para isso, ou fazendo sozinho, caso tenha domínio do trabalho).

Contratar uma agência, além de fazer toda essa personalização, adequando a sua loja às suas necessidades e aos requisitos específicos inerentes ao negócio, também dará um “ar de profissionalismo”, passando confiança para os compradores. 

Com a Adobe Commerce, o cliente pode, por exemplo, oferecer conteúdos, promoções e preços distintos, bem como criar experências de compras, de acordo com a localização, sexo, histórico de pedidos, valores de compra, itens da lista de desejos para cada tipo de usuário no seu site etc. Além da autonomia do pagebuilder da ferramenta que permite a edição do layout da sua loja online, sem que você precise de um desenvolvedor.

E é isso que nós, da WEBJUMP, fazemos em relação à personalização: ajudamos nossos clientes a transformar ideias em realidade. Trabalhamos com nosso time de UX Design no mapeamento da jornada do seu consumidor para construir algo que seja benéfico para ele. Caso queira saber mais sobre nossos serviços de Web Design, acesse aqui.

Suporte

Outro item extremamente importante é verificar que tipo de suporte a plataforma de e-commerce fornece, caso o pequeno empreendedor queira criá-la sozinha. Observe, antes de contratar a plataforma, como os suportes são feitos (se há uma equipe de ajuda, atualizações para correções de falhas e melhorias de funcionalidades etc.)

Para médias e grandes empresas, que contratam agências para administrar o negócio, além de montar a página da loja e deixá-la pronta para uso, é importante saber que a agência tem o papel de prestar suporte mostrando relatórios de visibilidade, de engajamento, métricas, roadmap de novas funcionalidades e até mesmo corrigindo possíveis falhas e bugs do projeto.

Porém, é importante saber também que o nível de suporte prestado pela agência vai depender do pacote contratado. Antes de contratar a agência, verifique tudo o que ela fornece dentro do valor cobrado e como ela lida com os suportes aos responsáveis pelo seu e-commerce.

O maior diferencial da WEBJUMP frente às outras empresas é a nossa Metodologia Ágil, com reuniões diárias de status do projeto e sprints que se baseiam em Lean Digital e Cultura Ágil. Para saber mais sobre nosso diferencial, acesse aqui.

Onde encontrar um implementador de e-commerce

Após você levantar quais são as plataformas de e-commerce ideais, que atendem as demandas de negócio da sua empresa, chegou a hora de ir atrás de quem implementa. Neste levantamento, é muito importante ter em vista outros projetos e lojas virtuais que esse implementador realizou. Procurar identificar projetos similares ao seu, do mesmo nicho que você, pode fazer com que o implementador tenha mais sucesso frente ao desenvolvimento do seu negócio.

Para entender mais a fundo como estamos ajudando diversas empresas frente às suas transformações digitais, acesse aqui e converse com um de nossos especialistas.

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