Em um dia repleto de informações técnicas e networking focado no e-commerce paranaense, Jean Makdissi e Ângelo Vicente apresentam uma série de conteúdos essenciais para quem vende no estado. Os especialistas palestraram na Imersão Curitiba E-Commerce Brasil.

Jean é curador do auditório de marketplace do Fórum E-Commerce Brasil e mestre em gestão de varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ângelo é curador do auditório de gestão e operações do Fórum E-Commerce Brasil e mestre em gestão de tecnologia pelo Sloan School of Management (MIT).
Os executivos são sócios-fundadores da B2Dive Educação e conselheiros de conteúdo do ECBR. São também professores de varejo, e-commerce e marketing na FGV e na USP, e co-fundadores da Escola Superior de E-Commerce (ESECOM).
Jean é CEO do Grupo Cleutex, fundado em 1966, e Ângelo é fundador da e-Cadeiras e da SELIA Fullcommerce, onde atua como CEO.
Como especialistas de mercado com ampla bagagem, os dois ficaram responsáveis pela extensa aula de comércio eletrônico da imersão, com conteúdos que vão da jornada do consumidor moderno até os pormenores das operações comerciais.
Dados gerais do e-commerce no Paraná e de Curitiba
De acordo com dados apurados pela Confi, o e-commerce da região Sul do Brasil cresceu 12,8% em 2024, apenas um pouco abaixo da média nacional, que cresceu 13,3% de um ano para o outro.
Outro ponto de destaque é que a representatividade da região no total apurado nacionalmente é estável, representando 15% do faturamento total. Especificamente sobre o estado do Paraná, a representação é de 36% do total da região Sul, com um crescimento de 11% entre 2023 e 2024.
Focando em Curitiba, é possível perceber que a capital paranaense cresceu 12,5%, superando a média do estado. Além disso, representa 26% do faturamento do Paraná.
Crescimento por categoria
A categoria de ar condicionado se destaca tanto na região Sul quanto no Paraná (crescimento de 42%), enquanto a de saúde é a que mais cresce na região (43%). Apenas a telefonia apresentou queda (-5%).
Em Curitiba, a queda de telefonia é a mais nítida, com -9% entre 2023 e 2024. Em compensação, casa e construção se mostra a mais relevante, com crescimento de 24,5% (contra apenas 9% do estado como um todo).
Perfil do consumidor
Consumidores na faixa dos 35 a 44 anos são responsáveis pelo maior perfil de compras online no Paraná (30,7%), com um crescimento de faturamento de 11,7%.
As mulheres, por sua vez, faturaram 17,4% a mais em 2024 no Brasil e 14,8% a mais no Paraná.