Logo E-Commerce Brasil

IDV projeta alta de 6,1% nas vendas em fevereiro

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Os varejistas estão otimistas quanto a uma aceleração das vendas em fevereiro e março deste ano, de acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV), estudo realizado mensalmente pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), divulgado nesta terça-feira.

O IAV-IDV aponta para um aumento real de 6,1% em fevereiro e 6,2% em março, comparando o mesmo período de 2012, após constatar um ritmo de vendas menor para dezembro e janeiro (alta de 2,2% e 4,0%, respectivamente).

A pesquisa indica que a partir de fevereiro, o segmento de Bens Não-Duráveis deve registrar a maior alta, com 11,2%. Para março, a estimativa é continuar com taxas de dois dígitos, registrando 10,1% de crescimento.

O desempenho desta categoria tem o maior peso nas medições do IBGE e contribuem entre 40% e 50% no índice da Pesquisa Mensal do Comércio, destaca o estudo.

Já o segmento de Bens Semi-Duráveis, que vinha apresentando um desempenho mais comedido em relação aos Não-Duráveis tende a melhorar e retomar o crescimento também a partir de janeiro. A projeção é de expansão entre 4,1% e 8%, de dezembro de 2012 a março de 2013.

“Para 2013, é esperado um melhor desempenho econômico brasileiro em relação ao ano passado, fator que deve estimular a atividade varejista no País”, destaca a entidade, em nota.

[via Exame]