Segundo um estudo da Panda Security, feito no fim de 2010, os internautas com mais de 60 anos usam a internet de um jeito todo seu – e bem diferente do que fazem os mais jovens. 16.850 internautas com mais de 60 anos foram entrevistados e informaram dados sobre suas atividades na rede e as dificuldades que encontram.
- 90% são homens e passam mais de 5 horas online (dados médios e mundiais)
- 98% usam internet para ver seus e-mails
- 67% pesquisam informações sobre lazer
- 64% lêem notícias
- 58% realizam operações bancárias
- 28% usam redes sociais
- 11% acompanham blogs e fóruns
Os resultados revelaram também que 66 % dos idosos afirmaram ter conhecimentos suficientes sobre a internet, e 74% admitem sentir-se seguros ao navegar na web. Outra parcela, 22%, utilizam recursos de aprendizagem online para aumentarem os seus conhecimentos tecnológicos.
Quando questionado sobre os principais problemas enfrentados ao comprar online, a maioria indicou as dificuldades em identificar os níveis de segurança e confiança dos sites onde decidem comprar (64%).
Para atingir este público, o melhor é conquistar indicações entre amigos e família – já que 98% deles conversam com eles por e-mail. Esqueça redes sociais e blogs, que são pouco usados. Mesmo assim, 54% compram online (boa notícia), principalmente pacotes de viagens.
Um bom jeito de conversar com os mais velhos é usar as informações da pesquisa da Panda para criar conteúdo:
Se 51% tem dificuldade de criar boas senhas, porque você não cria um artigo no blog da empresa ensinando como fazer isso? Outra dificuldade deles é lembrar das senhas… Há muitos programas interessantes para isso – e fáceis de usar. Um artigo falando disso é outro jeito de conquistar o coração dos mais velhos.
Fontes, formulários e encontrar a informação também são atividades online que são consideradas difíceis. Informação de qualidade nestes tópicos – e pensar na hora de criá-los, óbvio – também faz a diferença na hora de converter.
Fonte: Panda Security