Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Conheça o Idle Fish, aplicativo do grupo Alibaba para vender roupas e objetos usados

Sexta-feira, 15 de março de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Há uma nova tendência na China dando o que falar: a reutilização de produtos usados. E ela nasceu graças ao Idle Fish, mercado de segunda mão do Alibaba que retira produtos indesejados na casa do consumidor e os devolve ao mercado.

Basicamente, o app torna a reciclagem de roupas e artigos indesejados tão fácil quanto fazer uma compra online. Desde o seu lançamento, em março do ano passado, a Idle Fish reciclou mais de 8,5 mil toneladas de roupas indesejadas. Isso significa a reutilização de cerca de 24 milhões de peças.

Basicamente, o usuário pede a retirada de seus itens indesejados pelo app no celular e, pouco depois, uma empresa faz a coleta gratuitamente. Para isso, a Idle Fish associou-se a empresas de reciclagem a fim de prolongar a vida útil dos produtos. Então, o aplicativo revende-os em segunda mão ou os utiliza para fabricar novos produtos industriais e agrícolas. Nesse caso, são úteis como material de isolamento acústico para veículos ou telas que ajudam a controlar temperaturas em estufas e fazendas de peixes. Esses produtos representam mais da metade das roupas recicladas.

Interface do canal de reciclagem do Idle Fish.

Entre os recicladores de moda na plataforma, 70% são mulheres e cerca de metade ficam entre 18 e 30 anos, segundo a Idle Fish. Seu usuário mais ativo reciclou 1,2 tonelada de roupas no ano passado, com a maioria dos recicladores baseada em grandes cidades como Xangai, Pequim, Guangzhou, Hangzhou e Shenzhen.

A cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo de têxteis é aterrado ou queimado globalmente, de acordo com um relatório de 2017 da Ellen MacArthur Foundation. Somente a China joga fora aproximadamente 20 milhões de toneladas de têxteis por ano, como apontou um relatório de 2014 publicado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Os usuários do aplicativo podem se livrar de muitas coisas além de roupas. Os produtos vão de de bolsas de grife e livros, até geladeiras e smartphones – até mesmo carros são entregues no Idle Fish. Para categorias de preço premium, como carros e eletrônicos, o usuário detalha a origem e a condição do produto e, em seguida, recebe um pagamento estimado para os produtos reciclados. Enquanto qualquer pessoa pode usar o serviço, os usuários com uma pontuação “Zima Score” acima de 600 podem receber um pagamento inicial via Alipay – de até RMB 2.000 (US$ 298) – antes mesmo de a empresa chegar para retirar os itens a serem reciclados.

De reciclagem a plantio de árvores

Em colaboração com a Ant Financial, que opera o Alipay, os recicladores da Idle Fish Awards são redirecionados ao “Ant Forest”, um jogo dentro do aplicativo móvel Alipay. O Ant Forest, que rastreia a pegada de carbono de uma pessoa, permite aos usuários colherem pontos de energia verde que se acumulam por meio de ações no mundo real. Como, por exemplo, ao optar por pagar contas de serviços públicos em vez de usar papel ou escolher transporte público ao invés do automóvel. Quando os usuários ganham uma certa quantidade de energia verde, a Ant Financial e suas ONGs plantam uma árvore em seu nome.

O usuário clica em um ícone no aplicativo da Alipay para acessar o “Ant Forest”, jogo que o recompensa quando participa de atividades com baixa emissão de carbono.

Desde o início do recurso dentro do app em 2016, 400 milhões de usuários do Alipay ativaram suas contas da Ant Forest. Ela plantou 55,52 milhões de árvores até hoje, reduzindo as emissões de carbono em 3,08 milhões de toneladas. De acordo com a Idle Fish, a atividade total de reciclagem no site no ano passado traduziu-se em cerca de 230.000 árvores plantadas.

Quando os usuários coletam “energia verde” suficiente, a Ant Financial e suas ONGs plantam em seus nomes saxauls, salgueiros e pinheiros escoceses. O plantio acontece na Mongólia e em Gansu – para combater a desertificação nessas regiões.

O novo serviço de reciclagem da Idle Fish vem expandindo seu mercado de bens de segunda mão para incluir uma gama maior de serviços, como aluguel de casa e de roupas. Há ainda um setor reservado para lojas e suas marcas: elas podem vender seus itens de amostra e mercadorias em excesso. Os usuários também podem se unir à comunidades com ideias similares, como locais exclusivos para criação de peixes.

O presidente do Taobao, Jiang Fan, disse que a importância do Idle Fish crescerá à medida que a China inevitavelmente se direciona para uma “economia circular” mais sustentável. O novo modelo econômico que vai contra o desperdício e a poluição, com a proposta de utilização dos produtos pelo maior tempo possível.

“Muitas pessoas podem perguntar por que o Alibaba precisa do Idle Fish, quando já tem plataformas como Taobao e Tmall”, disse Jiang. “Observamos um rápido aumento no consumo e, acompanhando esse crescimento, há um enorme aumento de produtos usados que ainda têm valor”.

“Nos próximos três a cinco anos, acreditamos que no Idle Fish se tornará tão popular quanto o Taobao e reformulará o estilo de vida da geração mais jovem da China”, completou Jiang fan.

Lançada em 2014 pelo Taobao Marketplace da Alibaba, a Idle Fish é hoje o maior marketplace de negociação de segunda mão da China em termos de usuários ativos mensais. Possui mais de 200 milhões de usuários, com mais da metade nascida após 1990.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.