Logo E-Commerce Brasil

Huawei aponta queda de quase 30% na receita de 2021

A previsão para 2022 da gigante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei não é das mais otimistas. Após as sanções dos EUA, a empresa acredita que a receita de 2021 deve diminuir quase 30% e prevê obstáculos para o novo ano.

Segundo o presidente rotativo Guo Ping, a receita para o ano deve ser de 634 bilhões de iuans – o equivalente a US$ 99,5 bilhões. As informações foram divulgadas por meio de uma carta de Ano Novo enviada aos funcionários nesta sexta-feira, 31.

Dessa forma, ao comparar o valor com o da receita de 2020, que foi de 891,4 bilhões de iuans, a queda em 2021 é de 28,9%. Já a receita do terceiro trimestre caiu 38% em comparação com o ano anterior, mostra o balanço.

Apesar de admitir que o próximo ano “virá com seu quinhão de desafios”, Guo afirma que está satisfeito com o desempenho dos negócios da Huawei em 2021. “Um ambiente de negócios imprevisível, a politização da tecnologia e um movimento crescente de desglobalização apresentam sérios desafios”, aponta a carta, que foi publicada no site da empresa.

Sanções dos EUA contra Huawei

Enquanto era presidente dos EUA, em 2019, Trump e seu governo impôs uma proibição comercial à Huawei, alegando segurança nacional. Assim, a empresa ficou impedida de utilizar o Android em seus novos smartphones, além de outras tecnologias críticas de origem nos EUA.

As punições, somadas ao consumo doméstico mais fraco por conta da pandemia do coronavírus, tiveram um peso significativo para a Huawei. “Precisamos seguir nossa estratégia e responder racionalmente às forças externas que estão além do nosso controle”, adverte Guo.

Para o próximo ano, a Huawei deve manter seus esforços em infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação e dispositivos inteligentes, conforme diz o comunicado.

Fonte: Reuters, 6 Minutos

Leia também: Entrevista: embalagem no embalo da sustentabilidade