Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Veja os horários mais movimentados da Black Friday e prepare-se

Quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Um levantamento realizado pela Social Miner, plataforma de People Marketing, aponta como o consumidor se comportou durante a Black Friday 2015. O estudo analisou mais de 2,4 milhões de usuários e mais de 10 milhões de registros de diferentes segmentos do e-commerce.

Segundo o estudo, os períodos de maior pico estão concentrados nas primeiras horas da data (entre 0h e 2h), onde 11% dos pedidos acontecem – pessoas já decididas aguardam a virada para efetuar a compra -, durante o horário do almoço, quando foram registrados 20% dos pedidos, e na reta final (entre às 21h e 23h), período que registrou maior taxa de conversão – as melhores ofertas se esgotando e o prazo final para compra fez a conversão subir. Já em relação a geração de leads, a pesquisa detectou aumento de 79%.

A sexta-feira é tão especial que o relatório aponta que os clientes da Social Miner chegam a faturar 600% a mais do que em uma sexta-feira normal. Além disso, 8 meses após a data, foi verificamos que as marcas conseguiram dobrar o ROI da Back Friday a partir dos leads conectados na época, que não efetuaram compra imediata.

Mas, como essas informações podem ajudar o empreendedor a se preparar para a Black Friday? A zanox, maior rede europeia de afiliação, reuniu seis dicas que vão auxiliar na preparação para a data, uma das mais importantes do varejo.

1. Já é hora de começar o trabalhar

Lembre-se, um milhão de lojas estarão bombardeando o consumidor de informação, não seja apenas mais uma. Principalmente por conta da crise, muitos consumidores devem esperar a Black Friday para efetuar alguma compra e esse é o momento de mostrar para o seu cliente o que está preparando para a data.

Invista em ferramentas que o ajude a identificar o perfil do usuário e o que ele está procurando, assim você conseguirá ser mais assertivo na comunicação com o seu consumidor. Ofereça a ele vantagens como, por exemplo, receber as melhores ofertas antes de todo mundo.

2. Turbine seu servidor

Já sabemos que a data pode trazer muitos visitantes ao seu site, então é importante estar preparado para atender esta demanda. Ou todo o trabalho feito antes poderá ser em vão, uma vez que o consumidor pode desistir de uma compra por estar com dificuldades de navegação.

3. Organize seu estoque

O seu compromisso com o cliente deve uma de suas prioridades. O consumidor está em busca de menores preços sim, mas também esperam um atendimento de qualidade. Certifique-se se que seu estoque atenderá a todos os pedidos. Caso necessário, deixe claro pro cliente que, devido ao aumento de demanda por conta de data, ele receberá o produto em prazo maior.

Se seu estoque resistir, estenda a Black Friday até a Cyber Monday.

4. Ofereça bons descontos

Fuja de promoções do tipo “metade do dobro”, o consumidor está de olho. Ofereça a eles promoções de verdade. Se possível, tente incluir benefícios, como frete grátis, por exemplo.

5. Explore o Mobile

As vendas via mobile têm ganhado cada vez mais a confiança dos consumidores. Relatório produzido pela zanox aponta um crescimento de 90% no faturamento mobile no Brasil. Os consumidores ainda preferem a compra via Desktop, mas o crescimento do mobile é grande e traz oportunidades para fazer um trabalho diferenciado em relação aos concorrentes. Aposte em ofertas exclusivas, isso te ajudará a fidelizar novos compradores que já estão acostumados a esse tipo de aparelho.

6. A Black Friday não acaba em 24h

Passadas as 24h da Black Friday é hora de mais trabalho. A Black Friday é um ótimo momento para gerar leads e se preparar para as ações de final de ano e, claro, já começar a pensar no 1º trimestre de 2017, período de baixa no comércio em geral.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.