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Home Decor é categoria de destaque na palestra de especialista do Mercado Livre

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em sua estreia no Fórum E-Commerce Brasil 2021, Diego Santos, Senior Manager de Marketplace do Mercado Livre, falou sobre os consumidores da plataforma, os seus comportamentos atrelados as ferramentas da plataforma e como as compras cresceram durante a pandemia.

“41 milhões de usuários por mês”, este foi o dado que Diego Santos destacou, ao longo de sua apresentação, sobre a quantidade de usuários que visitam, mensalmente, a plataforma do Mercado Livre.

De acordo com ele, 5 milhões de buscas diárias são realizadas em todas as categorias de Home Decor, passando por guarda-roupa, cadeira gamer e piscina inflável. “Tem aqueles que, na pandemia, compraram mesa, escrivaninha, cadeira e coisas para deixar a casa mais confortável. As buscas passam pelo têxtil, quadros e até segurança, que é um setor que está crescendo”, acrescentou o especialista que está na área comercial há 14 anos.

Diego Santos, ao falar sobre segurança, relembrou que as vendas de alarmes, sensores e coisas que deixam a casa mais inteligente estão em alta. Ele também explicou que, dentro do Home Decor, há inúmeras categorias. “As cinco grandes categorias representam 25% das vendas. Luminárias, cadeiras, sistema de monitoramento, utensílios para cozimento e roupas de cama são as mais buscadas.”

Ao falar sobre o perfil do consumidor, o especialista destacou a “big categoria”, na qual o vendedor que vende uma luminária pode vender itens de outros segmentos. Diego destacou que 16% dos clientes que buscam por luminárias, segundo uma pesquisa do Mercado Livre, também buscam por moda, além de outros utensílios para casa.

“É importante entender como podemos fazer esse cruzamento. É importante entender os dados. Olhando para este cenário, Home Decor, há diversas categorias e conseguimos fazer um mix de composição. Quem compra um guarda-roupa não vai procurar uma cama necessariamente, mas pode buscar por roupa de cama ou decoração, como cortinas.”

O hábito de compra, o horário que a categoria é mais procurada, que é por volta das 13h às 18h, segundo Diego Santos, também foi abordado durante a palestra. Ele relembrou que 61% dos clientes do aplicativo compram Home Decor.

O especialista também citou as entregas e reforçou que mais produtos estão sendo vendidos com entrega grátis e entrega rápida. “O cliente, dependendo da cidade, recebe em dois dias o produto, ou no mesmo dia através da entrega rápida. É comum, em todas as categorias, ver a entrega rápida. Temos mais de 90% dos produtos sendo entregues em um curto prazo”, completou Diego.

No final de sua apresentação, Diego Santos comentou sobre a importância de entender o seu consumidor. “Devemos estar atentos ao que ele está comprando, devemos estar atentos à mudança do consumidor e entender a lealdade, se está em alta ou baixa frequência de compra. Temos que nos adaptar ao consumidor, entender o que ele quer e enxergar o que é mais viável e inteligente para ele naquele momento”, finalizou o especialista.

Por Ana Laet, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2021.

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