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Guia mostra como melhorar a logística do seu e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

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Vendas em marketplace, abandono de carrinho e estratégias de marketing são assuntos sempre debatidos no comércio eletrônico, mas todos esses pontos passam por um denominador comum: o setor logístico. Afinal, para expandir os negócios online é preciso ter um planejamento de vendas e operações bem estruturado, realizar um minucioso trabalho de gestão e controle de estoque, além de definir políticas claras de frete. Para que os mais diversos empreendedores possam compreender a fundo esse setor que tem alta relevância para a competividade do negócio, a Mandaê desenvolveu o Guia Completo de Logística para E-commerce. Com 41 páginas e 14 capítulos, o material traz informações detalhadas sobre os principais pontos que envolvem a logística no comércio eletrônico e mostra como criar mecanismos para melhorar o processo da sua loja. Veja alguns temas abordados no guia: 1- Planejamento de vendas e operações (S&OP) Para atingir simultaneamente melhorias em custos e serviço, faça a previsão de vendas dos seus produtos. Você pode utilizar os cálculos de demanda mais adequados ao seu negócio, como média móvel, projeção linear e estimativas comerciais, entre outros. Paralelo a isso, realize o planejamento da demanda e da produção para avaliar os impactos financeiros no seu e-commerce, além de alinhar a parte estratégica do planejamento das operações internas. 2- Controle e gestão de estoque O correto controle de estoque evita duas situações complicadas em qualquer e-commerce: produtos com alta procura indisponíveis para venda ou pilhas de itens que têm baixa procura. Por isso, é imprescindível dedicar mais tempo ao planejamento e política de estoques, inclusive com a realização frequente de inventários e o uso de ferramentas de controle dos produtos.   3- Picking e fulfillment O picking consiste na separação e preparação dos pedidos para o envio aos clientes. Dependendo do tipo do armazém, essa atividade pode consumir uma parcela preciosa do orçamento da empresa, além de influenciar o tempo entre a recepção de um pedido e a entrega correta dos produtos. Já o fulfillment refere-se às atividades que envolvem o atendimento do pedido do cliente, desde o recebimento até o momento de entrega, visando sempre atingir o maior índice de satisfação. Essa etapa é muito importante, já que não basta ter o melhor preço se a empresa não cumpre prazos ou não transmite as informações que o cliente precisa. 4- Indicadores logísticos Para saber se o seu negócio está fluindo bem ou não, existem os Indicadores Chave de Desempenho (ou Key Performance Indicator). Os KPIs fundamentais para qualquer operação de venda online são Acuracidade de Inventário, Order Fill Rate (OFR), Order Cycle Time (OCT) e On Time in Full (OTIF), mas existem outros. Defina o melhor de acordo com o seu negócio e acompanhe essas métricas para identificar os aspectos que precisam ser melhorados. 5- Embalagem Para oferecer uma boa experiência de compra e reduzir despesas com trocas e devoluções, lojistas devem garantir ao máximo a segurança dos seus produtos durante o transporte.  A melhor forma de conseguir isso é investir em materiais de proteção e embalagens resistentes para que o item chegue sem avarias ao seu destino. Um produto intacto, bem empacotado e que supere as expectativas do cliente pode ser a chave para estabelecer uma vantagem competitiva no mercado. 6- Cálculo e política de frete A correta determinação do custo do frete para os itens vendidos, assim como uma clara política de frete, é essencial na gestão de uma loja virtual. De acordo com a pesquisa Webshoppers 2016, conduzida pela Ebit/Buscapé, desde 2014 há uma tendência na diminuição da oferta de frete grátis. Apesar de ter sido importante nos últimos quinze anos para fomentar vendas e dar mais uma vantagem para os compradores, essa estratégia eleva o custo de operação e muitas vezes causa desequilíbrio nos resultados das empresas. Para definir a melhor política de frete e evitar perdas na loja virtual, é preciso avaliar quais são os melhores momentos para aplicar campanhas de isenção da taxa e definir quando e se elas realmente são fundamentais para a decisão de compra do consumidor. Para conferir o conteúdo completo, baixe aqui: Guia Completo de Logística para E-commerce. Por: Michele Prado