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Guia de E-Commerce ABRADi 2022 - gratuito e disponível para download

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Pouco após falarmos sobre seu evento de lançamento, a ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais, apresenta o Guia de E-Commerce edição 2022. Trata-se de um conteúdo totalmente gratuito, desenvolvido por 41 especialistas em e-commerce que são referências no mercado brasileiro. Com 415 páginas e 15 capítulos, o Guia analisa as mudanças vivenciadas no e-commerce nestes últimos dois anos. Além disso, apresenta as melhores práticas do mercado para negócios de sucesso, com destaque para os pontos aos quais os empreendedores e as agências especialistas precisam entender para executar um bom trabalho.

Imagem da capa do Guia de E-Commerce da ABRADI

De acordo com, Gustavo Chapchap, líder do Comitê que desenvolveu o Guia de E-Commerce, o produto explica divertos assuntos estratégicos. Neste caso, destaque para a necessidade de integração entre ambientes físicos e online nos negócios (operações omnichannel), sempre com foco no que interessa de fato, o ponto de vista do consumidor.

Como mostramos anteriormente, o conteúdo foi desenvolvido (também) em parceria do E-Commerce Brasil, com a participação de Samuel Gonsales, diretor de relacionamento. Segundo Gonsales, que contribuiu para a elaboração do material, “é uma iniciativa incrível com a missão de democratizar ainda mais o fomento ao e-commerce, especialmente para pequenos e médios negócios”.

Conteúdo muito elogiado

Gustavo Chapchap, líder do Comitê que desenvolveu o Guia de E-Commerce ABRADi 2022 e CMO da JET/Zap Commerce, também elogiou o produto. “A maior mudança está em algo que sempre foi dito, mas nunca foi tão compreendido como agora. O cliente precisa estar no centro do negócio, é urgente que as empresas integrem as vendas de lojas físicas e online e é essencial que as plataformas tenham uma experiência encantadora para o cliente e consigam acompanhar o cenário de constantes mudanças com agilidade”. Ele completou dizendo que “o Guia explica assuntos estratégicos, como por exemplo a necessidade de integração entre ambientes físicos e online nos negócios (operações omnichannel), sempre com foco no que interessa de fato, o ponto de vista do consumidor”.

Leia também: D2C: foco das empresas deve ser em pós-venda e Marketing para fidelizar

Como presidente da ABRADi (e CEO da IComunicação), Carolina Morales fala sobre o sucesso em relação ao material. “É a primeira vez que conseguimos tantas referências de mercado para um mesmo conteúdo. E temos orgulho de dizer que este Guia foi produzido por profissionais e empresas que se destacam no segmento, muitos dos quais tocam as principais operações de e-commerce de multinacionais e marketplaces dos mais renomados. O Guia traz um conteúdo extremamente rico tanto para as agências digitais e agentes, quanto para o próprio empreendedor em sua jornada”, enfatizou.

Inovações da edição 2022 do Guia de E-Commerce ABRADi

As inovações do Guia de E-Commerce ABRADi já podem ser vistas no primeiro capítulo, que fala dos diferenciais de cada modelo de negócio. A maioria das pessoas já ouviu falar do modelo de e-commerce B2C (Business to Consumer), onde empresas vendem produtos direto ao consumidor, e do modelo B2B (Business to Business) — vendas de empresas para empresas. No entanto, você conhece o D2C? A sigla vem do inglês Direct to Consumer, ou direto ao consumidor, e estamos falando de indústrias que passaram a vender diretamente para o consumidor final, sem revendas ou lojas intermediando a venda final. Sim, este é um novo cenário que ganhou força nestes últimos anos, impulsionado pela necessidade e urgência de digitalização na indústria.

“Se antes da pandemia o digital era tendência, depois tornou-se pendência. As empresas que não estavam neste processo tiveram grandes problemas. As que estavam aceleraram e perceberam que o e-commerce acabou tornando-se o core da operação. E esta é uma mudança que veio para ficar”, enfatiza Chapchap.

Tópicos abordados

Ainda no primeiro capítulo aparecem os modelos de negócios B2B2C (Business to Business to Consumer) e o C2C (Consumer to Consumer). Esta última modalidade é muito reconhecida por empresas como Enjoei e Desapega, por exemplo. Durante o período de pandemia conquistou crescimento considerável, não só pela necessidade de nova renda, mas também devido ao aumento da conscientização sobre sustentabilidade. Ainda há o Social Commerce, com vendas por meio das redes sociais que vimos crescer intensivamente. O destaque vai para vendas online via WhatsApp, seguidas de Instagram e Facebook. Sem contar a Live Commerce, modalidade que traz uma transmissão de vídeo ao vivo pelas redes sociais ou outras plataformas, incluindo TVs para uma venda.

O segundo capítulo fala sobre Planejamento e destaca a importância da Gestão aliada ao uso de dados dos clientes. “O desempenho de um bom gestor de e-commerce depende da habilidade dele de extrair dados da operação em tempo real para a tomada de decisão rápida e assertiva”, afirma o CMO da JET e líder do Comitê de E-Commerce da ABRADi.

Pontos ensinados no Guia

O Guia de E-Commerce ABRADi 2022 ensina o empreendedor a:

  • entender todos os tipos de plataformas de e-commerce que existem;
  • o que é omnicanalidade;
  • trata de questões de segurança de informação;
  • recursos e ferramentas de SEO para melhorar a sua busca orgânica;
  • estratégias para vender mais — utilizando por exemplo a força dos marketplaces;
  • como entender o papel das redes sociais no e-commerce;
  • como e quando usar os meios de pagamentos;
  • a complexidade da operação logística;
  • questões jurídicas;
  • full commerce;
  • ROI;
  • performance;
  • a evolução sustentável do e-commerce, assim como todos os pontos para gerar um negócio de sucesso.

Um dos convidados a compartilhar saberes, Samuel Gonsales enfatizou: “foi uma imensa oportunidade de contribuir com os conhecimentos acumulados nesses mais de 24 anos no e-commerce. É essencial trazer atualizações sobre Backoffice e Omnichannel, temas que são cada dia mais importantes para os varejistas”. O diretor de relacionamento do E-Commerce Brasil conclui agradecendo pelo convite da ABRADi para contribuir pela quarta vez consecutiva com o Guia de E-Commerce, na certeza de que a nova edição ajudará muitos varejistas e empreendedores.

Clique aqui para baixar gratuitamente o Guia de E-Commerce 2022 da ABRADi.