Logo E-Commerce Brasil

Varejistas de moda lançam guia de boas práticas para embalagens sustentáveis de e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em uma iniciativa inédita liderada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), cerca de 20 marcas se uniram para criar de forma colaborativa o Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce.

Atentas às demandas dos consumidores, as varejistas se uniram para enfrentar alguns dos desafios do modelo vigente de produção e uso das embalagens. O crescimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o volume de embalagens de plástico e de papel que, em sua maioria, são descartadas de forma inadequada no Brasil.

Leia também: Câmara aprova MP que cria programa de microcrédito para estimular pequenos negócios

O objetivo do Guia, portanto, é apresentar ao mercado uma ferramenta de uso prático que auxilia as empresas a estabelecerem estratégias para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para os diversos segmentos que comercializam produtos por e-commerce.

Para reduzir o impacto dos resíduos no ecossistema e na saúde das pessoas, o Guia apresenta estratégias que orientam o setor a um modelo de circularidade. “Trata-se de uma mudança de perspectiva que não se pode restringir ao discurso. Por isso, estimulamos a todos que repassem o Guia à suas redes amplificando a ação”, diz Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

O Guia apresenta às empresas uma lente de análise para compreender critérios muitas vezes ocultos ao longo da vida das embalagens. São evidenciados indicadores e oportunidades de melhorar o desempenho socioambiental e de apoiar as decisões de escolha de um novo produto no portfólio das empresas.

Lima enfatiza a aliança entre as marcas varejistas: “Mais um exemplo de união do varejo de moda associado à ABVTEX em direção ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. As empresas têm atuado ativamente na dimensão pré-competitiva assumindo a cooperação como modo de agir”.

As marcas integrantes do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX que contribuíram para a elaboração do Guia são: Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.

A revisão de processos produtivos em prol da sustentabilidade e circularidade, seguida da mudança nas embalagens de e-commerce, pode e deve ser inspiradora. Neste sentido, o Guia apresenta histórias reais de varejistas que já estão colocando a mudança em prática.

A publicação acaba de ser lançada e está disponível gratuitamente no site.