Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Grupo Pão de Açúcar aprova venda de sua fatia da Via Varejo para Michel Klein

Quarta-feira, 12 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou nesta quarta-feira, 12, a venda de sua parcela da Via Varejo para o empresário Michel Klein. O GPA detém atualmente 36,27% da empresa, que detém das marcas Casas Bahia e Ponto Frio.

A venda das ações para o empresário Michel Klein e outros parceiros ainda não divulgados será feita durante leilão na B3. O valor acordado será de R$ 4,75 por ação, totalizando a venda de no mínimo R$ 2,23 bilhões.

Família Klein

Atualmente, a família Klein detém 25, 43% das ações da Via Varejo. Com a compra das ações do GPA, o grupo se tornará o principal acionista da empresa. Além disso, Klein tem o apoio da XP Investimentos, responsável por organizar os interesses de compra das ações.

Michel Klein é também membro do Conselho de Administração da empresa. Em 2009, Klein foi responsável pela Associação que juntou as Casas Bahia com o Ponto Frio, criando a Via Varejo. O executivo, no entanto, colocou as ações detidas pela família a venda em 2013, ano em que o GPA adquiriu suas ações.

Com as vendas concretizadas, Klein retorna ao controle das Casas Bahia após 10 anos.

As negociações

As negociações foram possíveis graças a uma readequação do contrato de aquisição da Via Varejo. Para isso, foi realizada na última semana uma Assembléia entre os acionistas da Via Varejo para derrubar a “pílula veneno”. Trata-se de uma clausula que impedia que qualquer acionista tivesse mais de 20% das ações da empresa sem abrir uma oferta pública de suas ações.

A clausula existia para impedir que os acionistas minoritários fosse prejudicados. Mas, sem ela, as ações da Via Varejo ganham mais liquidez, de maneira que podem ser vendidas com mais facilidade.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.