Redação E-Commerce Brasil

Google lança ferramenta que mostra as tendências de buscas no varejo

Quinta-feira, 28 de maio de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

O Google lança hoje no Brasil a página Categorias em ascensão no Varejo, que mostra as tendências de buscas por bens de consumo no varejo nacional.

Com base no mesmos dados que alimentam Google Trends, o site fornece insights para marcas e varejistas, que terão acesso às categorias que crescem em interesse de busca, os locais onde vêm crescendo e as consultas associadas à elas, em um movimento inédito. A página é parte do Think with Google, site do Google dedicado a compartilhar insights sobre consumo, tendências de mercado e boas práticas.

A novidade chega como forma de ajudar empresas a entender como as demandas dos brasileiros estão mudando por conta da Covid-19. Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Ipsos mostra que 40% dos entrevistados fizeram compras online em lojas e varejistas que não compravam antes da Covid-19.

Além disso, 1 em cada 5 consumidores brasileiros está experimentando marcas que normalmente não tinham o costume antes do isolamento. Isso abre uma oportunidade para que, com mais informações sobre os itens mais buscados, as empresas possam aumentar suas vendas.

Busca do Google

Pessoas do mundo todo usam a Busca do Google para encontrar informações, saber mais sobre assuntos de interesse e tomar decisões importantes. Desde que iniciou-se o isolamento, as buscas mostram diversas mudanças no comportamento do consumidor por produtos do varejo.

Nas últimas 10 semanas, a medida que as pessoas passam mais tempo em casa, registrou-se crescimento em diversas categorias, como cama, mesa e banho (+99%), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (+72%). A procura por chinelos e pantufas cresceu 800% desde o início do distanciamento social.

Uso de dados

As empresas já vêm se baseando em dados, como informações públicas do Google Trends, insights das redes sociais, pesquisas de opinião e até dados próprios, para tomar decisões. A nova página do Google busca auxiliá-las a ter um melhor entendimento do cenário e como elas podem se adaptar para oferecer o que os seus clientes precisam.

O uso de dados pode ajudar a criação de conteúdo sobre um determinado item que está em crescimento para uma ação mais direcionada nas redes sociais. Ou então para guiar uma promoção e impulsionar as vendas de um item que está com alta procura na região onde a empresa atua, além de inspirar o desenvolvimento de novas ideias de produtos.

A página, que está disponível neste link, também permite selecionar o período que as buscas irão abranger — semana, mês ou ano. Os dados serão atualizados diariamente de acordo com as mudanças de interesse observadas na Busca.

Leia também: Google promove retirada de produtos na porta da loja por meio de selo no Google Shopping.

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