Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Google Pay permite pagamento online com cartão de débito

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Nova funcionalidade do Google Pay permite que lojas online e aplicativos aceitem pagamento com cartões de débito de maneira simples e com validação descomplicada.

Anunciada nesta segunda, 14, o pagamento por débito será diferente das demais soluções já existentes no mercado. Isso pois gera menos atrito para o consumidor e permite uma validação mais rápida e segura tanto para os bancos quanto para os lojistas.

Uma demanda do Brasil

De acordo com João Felix, Líder de estratégia e operações do Google Pay para América Latina, a solução foi pensada a partir de uma demanda dos parceiros e usuários do serviço do Google Pay. No Brasil, muitas pessoas ainda não tem acesso à crédito, mas já dispõem de uma conta em banco.

Assim, o pagamento com débito vai atender a uma parcela da população que ainda depende do boleto para comprar online. O boleto, muitas vezes, demora para ser compensado e gera alguns atritos para o consumidor. O lojista também sai prejudicado, uma vez que apenas 50% dos boletos emitidos para compras no comércio eletrônico são de fato pagos.

Atualmente, quem permite o pagamento por esse método são apenas grandes varejistas com parcerias com bancos ou bandeiras. Mas não é um cenário perfeito: a validação gera atritos para o consumidor e preocupações com fraudes para o lojista. Além disso, essas parcerias não estão ao alcance dos pequenos empreendedores digitais.

Cresce também o número de cartões híbridos, ou seja, que passam tanto crédito quanto débito. Dar ao usuário poder de escolher o método de pagamento gera diversos benefícios. Entre eles está o crescimento das compras online e melhora da experiência do consumidor.

Só para quem usa Android

O pagamento por cartão de débito será uma realidade tão fácil quanto o cartão de crédito para quem já é familiar ao sistema Android. Ao cadastrar o cartão na Google Pay, o consumidor poderá comprar sem ter que validar a conta mais de uma vez.

O sistema de segurança funciona através de duas partes: uma do próprio Google e outra por parte da bandeira do cartão. A bandeira solicita então uma comprovação (SMS, senha, biometria na tela do smartphone, entre outras) para o usuário. Esse é o chamado cartão tokenizado.

Outra forma também é já ter o cartão como forma de pagamento na Play Store do sistema Android. São os chamados Carton File. Estes, ao serem usados uma vez, já ficam salvos como forma de pagamento no celular.

Segurança

Além da dupla validação, realizada pelo Google e pela bandeira, o cartão de crédito fica associado ao número do celular do usuário para reconhecer o portador da compra. Além disso, cada compra solicita uma nova criptografia que será usada para transmitir a informação de pagamento. Dessa maneira que os dados do usuário são preservados.

Para Félix, o novo sistema de pagamento diminui as fraudes no e-commerce e possibilita elevar os índices de vendas da loja.

Quem pode usar?

No momento, somente dispositivos compatíveis com o sistema Android conseguem usar a ferramenta. Ou seja, está ainda limitada à smartphones ou outros dispositivos mobile.

Os bancos que já estão aceitam pagamento online com cartão de crédito pelo Google Pay são: Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. As três principais bandeiras também já estão por dentro da solução (Visa, Mastercard e Elo).

Além disso, 10 lojas inauguraram o serviço a partir do lançamento como parceiras: iFood, CittaMobi, Claro, Evino, Ingresso.com, Grin, Yellow, Peixe Urbano, Rappi e Zul Digital. Sendo que as nove últimas oferecem incentivos de compra no checkout com pagamento em débito.

Pagamentos por aproximação

Esse serviço é diferente do pagamento por aproximação, realizado com dispositivos com a tecnologia NFC, que já está disponível desde 2017. Sendo assim, permite que usuários com aparelhos mais antigos consigam realizar compras sem problemas de compatibilidade.

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.