Logo E-Commerce Brasil

Google e Loja Integrada oferecem criação gratuita de e-commerces para PMEs

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google e a Loja Integrada anunciaram parceria para apoiar as PMEs (pequenas e médias empresas) brasileiras durante a pandemia da Covid-19. O programa “Cresça suas vendas com o Google” vai oferecer um pacote gratuito de serviços para que empreendedores criem, divulguem e gerenciem seus próprios e-commerces. O objetivo é fomentar a criação de até 100 mil novas lojas virtuais até o final de 2020.

A parceria disponibiliza a criação de uma loja virtual e o cadastro gratuito para até 75 produtos ativos e 5 mil acessos mensais, oferecidos pela Loja Integrada. A empresa também oferece treinamentos exclusivos para lojistas que querem aprender sobre criação e gestão da ferramenta.

Já o Google oferecerá aos participantes treinamentos e sessões de mentoria coletiva em temas como marketing digital e vendas online, além de um canal exclusivo de atendimento do Google para que os lojistas possam receber suporte para aumentar visibilidade e vendas.

Segundo o Google, nas mentorias coletivas, por exemplo, os participantes poderão participar de quatro sessões com duração de 1h conduzidas por especialistas em vendas e e-commerce, e poderão aprender com as dúvidas de outros empreendedores, tirar dúvidas, além de compartilhar experiências em grupo.

Já os treinamentos, que também estarão divididos em quatro sessões, abordarão tópicos sobre como criar uma estratégia de marketing digital para melhorar a visibilidade da loja virtual, alcançar novos clientes e aumentar vendas.

Os treinamentos são parte fundamental no processo de digitalização dos negócios, desde a criação e gestão da loja online, até ações de marketing e vendas.

De acordo com Valdir Leme, head de marketing do Google Brasil, o objetivo da parceria é fomentar o mercado de e-commerces. “Neste momento muitas empresas estão buscando soluções viáveis que não demandem grandes investimentos. Por isso, oferecer canais de orientação e treinamentos é essencial para que qualquer profissional à frente de uma PME, com ou sem experiência on-line, consiga implementar uma estratégia digital”, explica.

A Loja Integrada sempre ofereceu soluções gratuitas para empreendedores por meio do seu pacote básico, mas agora é possível incluir até 75 produtos no catálogo da loja, segundo o CEO da Loja Integrada, Pedro Henrique Freitas. “Sempre oferecemos cinquenta produtos ativos e agora estamos ampliando esse número, com período limitado, pela primeira vez. Com a parceria, o pequeno empreendedor poderá montar seu e-commerce de forma rápida e ter ainda mais oportunidades de crescer”, explica o executivo.

Temas e parceiros para PMEs

Além das vantagens citadas, a parceria irá oferecer três temas pré-configurados e inéditos, para que os participantes personalizem a aparência de sua loja virtual. Os layouts dos temas se basearam, nos pontos mais importantes da experiência do usuário em um e-commerce.

Segundo a Loja Integrada, um layout profissional chega a aumentar em até 60% o faturamento do e-commerce em apenas três meses e uma loja com tema próprio aumenta, em média, 30% o tempo de permanência dos usuários no site.

Caso o empreendedor precise, a Loja Integrada também possui um catálogo com mais de 1.200 agências parceiras credenciadas para que o lojista contrate e o auxilie com a criação de temas, customização de loja, serviços de marketing e acompanhamento do e-commerce.

Confira o que Google e Loja Integrada oferecem:

  • Criador de loja virtual: a ferramenta Loja Integrada permite que o empreendedor crie seu próprio site, para vender os produtos da sua marca.
  • Gratuidade para até 5 mil visitas por mês e cadastro de 75 produtos: neste plano especial, o empreendedor não pagará nada para ter e manter a loja virtual com um limite de 5 mil visitantes por mês e pode cadastrar até 75 produtos para vendas.
  • Indicação de agências: acesso a um catálogo de empresas indicadas pela Loja Integrada para customizar ou ajudar a criar do zero a loja online.
  • Atendimento exclusivo: canais de atendimento do Google para aprender como aumentar visibilidade e vendas online.
  • Temas inéditos: três temas pré-configurados para personalizar a aparência da loja e garantir uma boa experiência do usuário digital.
  • Mentorias para vendas online: participar de sessões exclusivas para aprender mais sobre vendas e e-commerce, saber quais são as dúvidas de outros empreendedores e compartilhar experiências como parte do Cresça Com o Google. As mentorias acontecerão nos dias 20 e 27 de agosto, e 3 e 17 de setembro.
  • Aulões de criação de loja ao vivo: o lojista terá acesso a materiais exclusivos filmados com passo-a-passo dentro do painel da loja. Além disso, aulas com especialistas em e-commerce para auxiliar na criação dentro da plataforma. São aulas de como configurar meios de pagamentos, cadastrar produtos, entre outros.
  • Treinamento em marketing digital: acesso a “aulões” exclusivos sobre performance, vendas e marca, conduzidos por profissionais Google e Loja Integrada. Os empreendedores serão notificados no painel de controle de seu e-commerce sobre o link para participação. Os aulões acontecerão nos dias 15 de setembro, 15 de outubro, 5 de novembro e 1º de dezembro.
  • Loja de aplicativos: é possível agregar novas funções à sua loja virtual, por exemplo, com aplicativos de chat online, que permitem responder a dúvidas dos consumidores diretamente no site, ou incluir novos meios de pagamentos para os produtos.

Leia também: Quase metade das PMEs ativas no Facebook fizeram 25% das vendas online