Logo E-Commerce Brasil

Google pede flexibilidade em novas regras digitais da UE

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google pediu na quinta-feira (3) que a Comissão Europeia evite uma abordagem única para a indústria de tecnologia em sua futura lei de serviços digitais.

O executivo da UE está elaborando novas regras para o compartilhamento de dados e o mercado digital, bem como para aumentar a concorrência, após concluir que várias ações antitruste contra a empresa foram ineficazes.

O período de consulta pública termina na terça-feira (8).

O Google publicou em seu blog, junto com um documento de 135 páginas, um post encorajando parlamentares europeus a darem mais clareza sobre regras e responsabilidades das plataformas online.

Embora seja importante identificar o conteúdo ilegal, a companhia afirma que o uso de tecnologia para isso pode “bloquear” a livre expressão e o acesso à informação dos europeus.

Google pede atualização das regras

A comissão precisa atualizar suas regras de forma gradativa de isenções de responsabilidade, incluindo para ferramentas de busca ou serviços em nuvem, disse a companhia.

Serviços de hospedagem, como a plataforma de vídeos do Google, YouTube, deveriam agir rapidamente para remover ou desabilitar o acesso a conteúdo ilegal, informou a empresa, que expressou preocupação de que as empresas possam ser forçadas a priorizar a velocidade em vez de tomar decisões cuidadosas.

Para o Google, as regras não devem criar encargos indevidos para empresas europeias que tentam se recuperar da pandemia.

Leia também: Google lança função de pedir delivery diretamente pela busca

As informações são da Reuters