Logo E-Commerce Brasil

Conheça o Google Data Studio, nova ferramenta para relatórios personalizados

Depois de diversos testes, o Google liberou sua nova ferramenta, o Google Data Studio. Com ele, é possível criar diversos tipos e modelos de relatórios, facilitando a visualização em tempo real de métricas que podem ser melhoradas nos sites.

Não será mais uma tarefa árdua reunir todas as informações necessárias para montar relatórios de diferentes plataformas de acompanhamento e mensuração de dados, pois a ferramenta foi liberada em versão beta no dia 28 de setembro desse ano.

O Data Studio unifica diversas ferramentas do Google como, por exemplo, Analytics, Adwords, Youtube, planilhas do Drive e outros aplicativos da empresa, com o objetivo de proporcionar incríveis relatórios interativos e painéis para analisar e ajudar na visualização.

O intuito de aperfeiçoar a construção de relatórios para visualização de dados é o que torna o Google Data Studio intuitivo e simples de utilizar – entre os principais benefícios oferece a capacidade de alterar cores, gradientes e fontes, além da possibilidade de adicionar caixas de texto, imagens e o logotipo da empresa.

A ferramenta ainda dá liberdade que você precisa para a apresentação dos dados como a utilização de gráficos de barras ou gráficos de linha dando um toque de exclusividade e personalidade em cada um dos seus relatórios.
Os relatórios são dinâmicos e por isso, quando há uma atualização para a fonte de dados os resultados são imediatamente refletidos em qualquer relatório que faz referência a essa fonte.

Isso é outra característica positiva, tomada a partir do Google Docs. As atualizações e alterações em documentos podem ser visualizadas instantaneamente – o mesmo conceito se aplica ao Google Data Studio.

Para entrar no painel de relatórios do Google Data Studio, basta acessar sua MCC, ir aos Aplicativos do Google Analytics e acessar a ferramenta. A interface é bastante simples e prática de utilizar e, além de possuir alguns relatórios pré-moldados, ainda disponibiliza vídeos tutoriais auxiliando na criação dos relatórios e pode ajudar a mensurar o retorno das campanhas de links patrocinados.