Para aprimorar as vendas em datas comemorativas, o Google preparou algumas dicas para os e-commercers. A próxima delas é o Dia das Mães, data comemorativa com o segundo maior faturamento no e-commerce brasileiro em 2010, acumulando um total de R$ 625 milhões, atrás apenas do Natal.
De acordo com o Google Insights para Pesquisa, o nível de interesse por “presente dia das mães” começa em março, cresce bastante em abril e tem o pico em maio.
Nessa data, as vendas concentram-se muito nos produtos de beleza, e é para esse tipo de mercadoria que o Google fornece dicas:
- Compra rápida: uma pesquisa realizada pelo Google e NetPop Research LLC identificou que o processo de compra de produtos de beleza é bastante curto, durando em média apenas 9 dias – entre pesquisa e compra. Entretanto, 13% dos entrevistados compraram imediatamente por impulso e 39% levaram menos de 1 dia pesquisando.
- Internet é a principal fonte de informação: usuários gastam 25% do tempo online buscando informações sobre produtos de beleza.
- Benefícios de comprar online: 57% dos entrevistados citaram que conseguem preços melhores, 55% consideram ser mais fácil comparar preços na internet e 53% citaram ser mais eficiente por economizar tempo. Explore esses atributos!
- Compras online e offline: 48% das pessoas pesquisam online e compram offline e 17% pesquisam e compram online.
Além disso, o gigante das buscas recomenda investir em campanhas para a classe C, que já é responsável por mais da metade do consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais. Esse público corresponde a 62% do total de usuários de internet e por cerca de 50% do total de e-consumidores, ou seja, são aproximadamente 14 milhões de e-consumidores apenas da classe C.
Com informações do Blog Google Varejo