Logo E-Commerce Brasil

Google busca reverter em tribunal multa de US$ 1,6 bi da UE sobre concorrência

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Google, da Alphabet, pediu nesta segunda-feira (2) ao segundo maior tribunal da Europa a dispensa de uma multa de 1,49 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão) imposta pelos reguladores antitruste da União Europeia (UE) há três anos.

A empresa é acusada de prejudicar rivais no segmento de publicidade de busca online.

O caso é um dos três que resultaram em um total de 8,25 bilhões de euros em multas antitruste da UE contra o Google.

A Comissão Europeia, em sua decisão de 2019, disse que o Google abusou de seu domínio para impedir que sites usem corretoras que não sejam sua plataforma AdSense – ferramenta que fornece anúncios em mecanismos de pesquisa. A Comissão disse que as práticas ilegais ocorreram de 2006 a 2016.

O Google posteriormente contestou a conclusão da UE no Tribunal Geral, com sede em Luxemburgo. A empresa apresentará seu caso durante uma audiência de três dias a partir desta segunda-feira.

A avaliação do órgão de concorrência da UE sobre o domínio do Google e a decisão da Comissão de que os anúncios de busca e aqueles não vinculados às buscas não competem entre si estava errada, disse o Google em um documento judicial.

O Google sofreu um revés no ano passado quando perdeu uma disputa judicial contra uma decisão antitruste de 2,42 bilhões de euros sobre o uso de seu próprio serviço de comparação de preços para obter uma vantagem injusta sobre rivais europeus menores.

Leia também: Victoria’s Secret faz movimento inédito e vende produtos na Amazon

Fonte: Reuters, via Money Times