Durante a Web 2.0 Expo, conferência realizada em San Francisco para discutir o futuro da web, um dos assuntos discutidos foi o futuro do e-Commerce.
Para Osama Bedier, do Google, o e-Commerce mal se estabeleceu e já está mudando. Nessa fase de transição, segundo o executivo, sairão na frente marcas que focarem em formas de pagamento digital. Muitas vezes, o pagamento com cartão de crédito demora ou gera problemas que podem resultar em perda de venda. Em contrapartida, meios digitais que já armazenam as informações do cartão, como PayPal e Google Checkout, facilitam a negociação e ajudam a aumentar as vendas por impulso, já que o fechamento do pedido fica a apenas um clique.
Bedier acrescentou que os estoques das lojas, físicas e online, devem estar sempre na web, para que qualquer pessoa, em tempo real, saiba se o produto realmente está disponível na loja, realize a compra on-line ou possa escolher a loja mais próxima para buscá-lo pessoalmente.
Além disso, o executivo afirmou que as lojas precisam se unificar e, através de uma espécie de login único, integrado com redes sociais, devem facilitar a compra e a relação com os consumidores. Dessa forma, seria possível aproveitar informações deixadas por eles em seus perfis sociais para oferecer promoções exclusivas e relevantes. Com lojas integradas às redes sociais, os usuários também poderiam compartilhar produtos e experiências, transformando seus perfis em canais de venda.
Com informações de Jornal do E-Commerce