Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Google anuncia realidade aumentada para cliente ‘testar’ produto antes da compra

Terça-feira, 07 de maio de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Uma semana após o Facebook anunciar novas ferramentas para o comércio no WhatsApp, foi a vez do Google mostrar que também está mirando seus esforços no varejo nesta terça-feira (7).

Durante o seu evento anual, a gigante das buscas anunciou uma ferramenta que usa a câmera do celular como realidade virtual e permite ao internauta testar os produtos pelo próprio celular após fazer uma pesquisa no Google.

Exemplo de um tênis vendido online ao lado das roupas do cliente/Reprodução
Exemplo de um tênis vendido online ao lado das roupas da cliente/Reprodução

“Com a realidade aumentada, a câmera nas nossas mãos tem se transformado em uma ferramenta visual poderosa para ajudar a entender o mundo ao nosso redor”, afirmou Aparna Chennapragada, vice-presidente do Google.

Como funciona

Imagine a seguinte cena: você procura um tênis no Google e encontra o modelo perfeito sendo vendido em um e-commerce. Mas, antes de apertar o botão “comprar”, quer experimentar o item e colocá-lo ao lado das suas roupas para confirmar se elas combinam com os calçados. Impossível?

Muito pelo contrário. No vídeo abaixo, é possível ver um exemplo prático.

Durante o evento, porém, a empresa não informou, além da New Balance, quais outras marcas estão trabalhando com a nova ferramenta nem se ela estará disponível em todos os celulares Android.

Para o e-commerce, a popularização de uma solução como essa traria benefícios muito além que personalização. Com um modelo 3D bem-feito, esse tipo de tecnologia pode ajudar a reduzir os índices de trocas e devoluções, uma vez que o usuário consegue testar um produto – uma roupa ou um item de decoração, por exemplo – na sua própria casa.

Por outro lado, ao que tudo indica, essa funcionalidade ficará restrita ao uso do sistema de busca do próprio Google.

Integração com o mundo físico

Outra novidade é o desenvolvimento do Google Lens, plataforma da gigante que usa realidade aumentada no celular, para o varejo.

No exemplo apresentado por Chennapragada, o aplicativo identifica automaticamente quais pratos de um menu de restaurante são os mais populares ao apontar a câmera para o cardápio. Ao clicar em qualquer um deles, é possível ver os pratos em detalhes – com fotos – antes de pedir. Isso tudo na tela do smartphone.

De acordo com a vice-presidente do Google, ainda estão sendo feitas parcerias com lojistas para promover experiências como essas.

Por Caio Colagrande, da redação do E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.