Logo E-Commerce Brasil

Google Analytics se torna mais social com novas funcionalidades

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Google Analytics anunciou na semana passada um novo conjunto de relatórios e funcionalidades que irão permitir que sites realizem o monitoramento da interação social com seu conteúdo. As mudanças vêm como uma adição ao botão +1, já que permitem medir o impacto das interações sociais dentro e fora dos sites (seja por meio do Like, do Facebook, do +1 ou do compartilhamento no LinkedIn, por exemplo).

Os novos relatórios podem ser encontrados na seção Visitor do novo Google Analytics. São eles:

  • Social Engagement: mostra as mudanças de comportamento do site para visitantes, que incluem cliques ou qualquer ação social de compartilhamento. O +1 é adicionado automaticamente, mas outros botões de compartilhamento devem ser adicionados através da codificação. Isso permite que os proprietários dos sites entendam se há uma diferença no comportamento dos visitantes que compartilham e no dos que não compartilham.

  • Social Actions: mostra o número de ações sociais (cliques no +1, tweets etc) do site. Isso pode ajudar a priorizar que botões de compartilhamento deveriam estar no cabeçalho de um artigo, por exemplo.

  • Social Pages: mostra as páginas do site que possuem o maior número de ações sociais. Isso é útil para saber que conteúdo é viral e o que os visitantes realmente gostam de ler a ponto de compartilhar esse conteúdo com os amigos.

Essa mudança é tão significativa que o Google foi além e criou o Social Interaction Tracking, uma nova função de rastreamento que será usada apenas para monitoramento social.

Ela é composta basicamente de:

  • Network: nome da rede social (google, facebook, twitter, digg etc)
  • SocialAction: tipo de ação (like, tweet)
  • opt_target: sujeito da ação que está sendo realizada. Opcional, padrão na URL que está sendo compartilhada (document.location.href). Pode ser configurado manualmente para qualquer coisa: uma URL diferente (se o conteúdo compartilhado tiver “points” para outra URL), uma entidade (nome do produto, nome do artigo), ou ID do conteúdo.
  • opt_pagePath: a página na qual a ação ocorreu. Opcional, padrão na URI em que o compartilhamento ocorreu (document.location.pathname). Pode ser configurado manualmente (como uma página virtual).

Mais detalhes técnicos podem ser encontrados aqui.

Com informações de Google Analytics Blog