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O que é Inteligência Artificial e quais a suas aplicações?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Nós chamamos de Inteligência Artificial quando uma máquina realiza ações similares a um humano, consideradas de alguma forma inteligentes. Por exemplo: responder mensagens e aprender com novas informações.

Dentro de Inteligência Artificial temos o Processamento de Linguagem Natural, uma área que une computação e linguística que busca extrair de forma automática sentido das frases humanas.

Mas como isso funciona e qual o potencial atual da tecnologia?

Se compararmos a inteligência das máquinas com a inteligência humana, vemos que os computadores ainda têm muito a evoluir. Ao longo de nosso processo evolutivo, as máquinas hoje podem ser comparadas ao cérebro reptiliano.

Esse cérebro ainda não sente emoções e é capaz apenas de promover reflexos simples. É movido a regras criadas pelo processo de seleção natural e não a um real aprendizado.

Por isso, desenvolver e aplicar na prática as soluções de Processamento de Linguagem Natural, como chatbots e análise sentimental, está muito longe de simplesmente dar vida a um robô que passará a responder e aprender com as mensagens. Por outro lado, está mais próximo de um intenso processo de evolução e treinamento aliado a conexão com bases de informação e outros sistemas.

Possíveis aplicações

Entre as aplicações da Inteligência Artificial estão: processamento de vídeos e imagens (usadas em carros autônomos), assistentes pessoais (Siri) e atendimento automático ao consumidor. Para explicar mais sobre essa inteligência, vamos detalhar que temos know how e que trabalhamos hoje em nossa aplicação.

Inteligência Artificial no marketplace

A Inteligência Artificial ainda é uma aplicação difícil, que envolve bastante trabalho de integrações e treinamentos, o que diminui e atrasa a adoção da tecnologia. Pensando nesse desafio, a GoBots criou o GoBots for Marketplaces, uma solução de Inteligência Artificial voltada para marketplaces, como Mercado Livre, Americanas.com, Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, na qual ela realiza o atendimento ao cliente em toda jornada de compra, respondendo dúvidas e gerando insights para os gestores.

Em cinco anos, a GoBots tem mais de 150 milhões de mensagens processadas sobre diversos produtos e pedidos (celulares, livros, pneus, tênis, lanternas para carros e ferramentas).

A GoBots acelera a evolução do robô com as seguintes ações:

  • Inserção na memória uma base de 1,7 milhões de produtos com suas informações mais requisitadas;
  • Integração com os marketplaces e transportadoras para que o robô saiba as informações do pedido e entrega;
  • Análise das melhores práticas de atendimento ao consumidor, dessa forma o robô age também proativamente.

Como resultados, a GoBots já conseguiu responder mais de 80% de perguntas com 98% de assertividade, um resultado acima da média da indústria. Além disso, está presente nas maiores lojas como Fast Shop, Connect Parts, entre outras.

Se tiver dúvidas sobre IA mande um e-mail para o comercial@gobots.com.br e, caso tenha interesse em testar a solução, acesse: https://gobots.ai/

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