Redação E-Commerce Brasil

Aplicação da análise de dados: GoBots cria estratégia focada em e-commerce e marketplace

Quinta-feira, 18 de março de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

Já é consenso que a análise de dados é um dos principais fatores de sucesso para lojistas de todos os tamanhos, porém a aplicação ainda é um grande desafio. A princípio parece que o mais difícil está na obtenção dos dados, quando na verdade estes são a parte mais fácil de se obter. O mais difícil é o que parece mais simples inicialmente: fazer a pergunta certa e conseguir aplicar os insights no dia a dia.

O ano de 2020 foi um ano de imensa aceleração no e-commerce, operações se multiplicaram em tamanho e o cuidadoso acompanhamento de diversos detalhes se tornou mais importante no dia a dia dos lojistas. Quais produtos devo anunciar? Qual preço colocar? O que está gerando reclamações e devoluções? O que impede o cliente de finalizar sua compra? Todas essas são perguntas simples, mas que num universo de abundância de dados, lojistas acabam soterrados e sem saber por onde começar.

Assim como o open banking, estamos vivendo o open commerce. Marketplaces e plataformas de e-commerces estão investindo pesado em APIs e conexões para que as lojas e soluções parceiras desenvolvam integrações que potencializem todo ecossistema. É de fato um cenário de ganha-ganha, no qual, por meio da disponibilização de integrações, é possível atrair desenvolvedores de soluções que não seriam possíveis de serem desenvolvidas pelos marketplaces ou plataformas por conta própria.

Este cenário em evolução aumenta a importância estratégica do analista de dados, que utiliza soluções disponíveis de forma a estar à frente da concorrência. Em casos práticos, já é possível reduzir em mais de 30% as reclamações e devoluções trazendo essas informações para perto da operação. Também é possível aumentar o tráfego e conversão de vendas ao entender o que os consumidores estão buscando.

A GoBots, ao processar mais de 15 mil perguntas sobre televisores, recomenda ao lojista inserir na descrição e título a palavra Netflix (que antes contava somente com as palavras Wi-Fi e smart), aumentando em 28% o acesso ao anúncio e em 4% a conversão de vendas sobre visitas.

O pensamento crítico das lideranças, aliado ao acesso às mais diversas fontes de informação, trará cada vez mais diferenciais para os lojistas. Se você não está acompanhando seus dados de perto e, mais que isso, agindo em cima deles, pode ter certeza que algum outro concorrente está. Para ajudar nesse processo, a GoBots um time de análise de dados que atua com uma série de relatórios especializados em lojistas de marketplaces.

Quer conhecer mais sobre as oportunidades de análise de dados? Marque aqui um call com o time da GoBots ou envie um email para comercial@gobots.com.br

Leia também: WhatsApp segue na liderança, mas uso de Telegram e Signal sobe no Brasil.

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