Logo E-Commerce Brasil

GMV do hub Ideris cresce 34% na Black Friday 2020

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A cada edição a Black Friday se fortalece mais no e-commerce brasileiro. Neste ano, o segmento presenciou um faturamento 25,1% maior do que em 2019, totalizando R$ 4,02 bilhões. Conforme dados divulgados por Ebit|Nielsen, o número de pedidos gerados também cresceu, ultrapassando 6 milhões de encomendas (15,5% a mais do que na edição anterior).

O maior fluxo de transações também foi sentido pelo Ideris, principal hub de integração do Brasil. Na Black Friday 2020 a plataforma transacionou 34% a mais em relação a 2019

Para atender à maior demanda, a equipe de suporte trabalhou com atendimento 24h de quinta (26) para sexta-feira (27). A estratégia deu bastante certo, afinal, o time de profissionais deu conta dos quase 600 tickets gerados por lojas virtuais de diversos portes durante o período.

De acordo com o CEO do Ideris, Alessandro Silveira, o saldo da Black Friday foi positivo não apenas em volume de negócios, mas também em capacitação. “Já vínhamos monitorando o movimento do setor desde o início da pandemia, especialmente nas datas comerciais. Isso nos deu uma prévia de que a Black Friday deste ano teria grande fluxo. Por isso, preparamos as equipes de TI e suporte com antecedência”, comenta.

“O ano de 2020 colocou muitas soluções de e-commerce na prova dos nove: ou você entrega serviços que realmente fazem diferença no desempenho dos sellers, ou perde credibilidade. Para nós, do Ideris, o saldo foi completamente positivo, pois além de auxiliarmos os varejistas nesse momento tão oportuno para vendas, também ampliamos nosso preparo e capacitação”, avalia Alessandro.

Perspectivas para o Natal

Encerrada a Black Friday, o comércio eletrônico se prepara para o Natal, principal data do varejo. Considerando que os casos de Covid-19 voltaram a crescer em muitas regiões brasileiras, é bastante provável que as pessoas optem pelas compras online.

Nesse sentido, espera-se um novo crescimento de pedidos e faturamento no período que antecede o feriado. “Ao contrário da Black Friday, que apresenta picos gigantes de transações em dois/três dias, as vendas do Natal costumam ser diluídas em maior período, mas ainda assim movimentam os bastidores do e-commerce desde o acesso até o processamento de dados. No que depender do Ideris, já estamos prontos para auxiliar os sellers a venderem mais e melhor”, explica o CEO Alessandro Silveira.

Principal hub do Brasil

Embora seja uma startup jovem, de apenas três anos, o Ideris se tornou o maior hub do Brasil em volume de clientes desde que adquiriu a operação da Becommerce, em agosto deste ano.

Desenvolvido em Curitiba, o Ideris é uma plataforma de integração multicanal (hub) para vendedores que desejam expandir seu e-commerce e vender em diversos marketplaces. Por meio dessa solução, os empreendedores conseguem facilitar o gerenciamento de toda a operação em um só painel. Tudo isso sem cobrar comissão sobre as vendas dos sellers.

O hub reúne ferramentas indispensáveis para a gestão dos negócios online, como controle de pedidos, estoque, financeiro e expedição; anúncios nos maiores marketplaces do mercado; gerenciador Platinum do Mercado Livre e API de frete (permite controlar custos e definir as melhores condições de entrega de forma centralizada) – além de integração com outras plataformas de tecnologia, como ERPs, lojas virtuais e outros.