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Como as gigantes do varejo preparam sua logística para a Black Friday

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com o crescimento do e-commerce, aumentou o número de reclamações dos consumidores, e os maiores motivos do descontentamento dos clientes está relacionado à entrega, segundo Gabriel Drummond, COO e cofundador da Intelipost. O executivo participou do segundo dia do Big Solutions – Black Friday, nesta quarta-feira (21).

“O e-commerce cresceu mais que o número de reclamações, mas antes da Black Friday as reclamações eram maiores, isso significa que estamos evoluindo e fazendo um trabalho melhor. Ainda não é o suficiente, pois dá para fazer mais”, afirma Drummond.

Confira as principais dicas do especialista para aprender com os grandes e fazer uma Black Friday melhor:

Oferta

  • Estoque
  • Oferta de fretes (fretes grátis)
  • Conveniência
  • Antecipar vendas

Segundo o executivo, as empresas estão se movimentando de maneira consistente, especialmente as gigantes do varejo. Isso cria um movimento no mercado para ganhar eficiência, reduzindo, por exemplo, a oferta de fretes grátis. “O aumento de frete grátis chegou a 40%, e isso já foi um problema porque as empresas perdiam muito dinheiro. O consumidor volta a ser educado para não pagar pela entrega e isso gera expectativa”, conta.

Capacidade expedição

  • Centros de distribuição
  • Ship from store
  • Dark stores/mini hubs

“Com estoque em pequenos centros de distribuição mais próximos, a entrega fica mais rápida”, pontua Drummond.

Capacidade de entrega

  • Transportadoras
  • Frota própria
  • Crowdshipping
  • Retire em loja

Atendimento ao consumidor

  • Gestão de expectativa – Ajustar o prazo de entrega à realidade
  • Onde está meu pedido – “30% dos chamados de SAC nas empresas estão ligados a essa pergunta, mesmo que não tenha ocorrido nenhum problema. O consumidor só quer saber onde está o pedido. Por isso, é bom deixar claro, seja via WhatsApp, email, ou qualquer outra forma de comunicação, onde está o pedido”, afirma.
  • Trocas e devoluções – Fator determinante para vender mais

Gestão e tecnologia

  • Melhoria contínua
  • Inteligência

“É importante sempre pensar onde posso melhor, e em como fazer melhor”, aconselha Drummond.

O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.

Leia também: Como a tecnologia pode ajudar a fazer uma Black Friday sem dor de cabeça

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil