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O que é gestão da força de trabalho: guia prático para aplicar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Para os gestores de pequenas ou grandes empresas, aprender o que é gestão da força de trabalho (workforce management) é essencial para alavancar os resultados. Afinal, as companhias precisam dos colaboradores para que a execução dos processos aconteça de maneira eficiente.

Sem funcionários capacitados e motivados, tais empresas não conseguem entregar os produtos e serviços vendidos aos clientes, além de perder sua capacidade de competir no mercado, atrair clientes e gerar faturamento. 

Ao compreender tudo isso e saber da importância do time, por que as empresas ainda não fazem a gestão da força de trabalho?

Talvez a resposta seja justamente porque não sabem o que isso significa. Se esse é o caso, aqui é o lugar certo. O objetivo é explicar esse conceito, falar mais sobre a relevância desse gerenciamento e como aplicar na prática. 

O que é gestão da força de trabalho (Workforce Management)?

A gestão da força de trabalho envolve as funções de planejar, organizar e executar ações que visam melhorar a qualidade dos processos realizados pelos colaboradores da empresa, ao mesmo tempo que mede seu desempenho e encontra forças e fraquezas individuais e coletivas nos respectivos setores.

De maneira geral, é possível dizer que esse é outro nome dado para a gestão de pessoas. 

Mais do que organizar a carga horária, acompanhar as horas extras, fazer a contratação, gerir a folha de pagamento e definir as férias dos colaboradores, esse gerenciamento envolve estabelecer e controlar a relação entre a estratégia da companhia e a rotina de cada funcionário. 

Em outras palavras, uma boa estratégia inclui alinhar os colaboradores na busca pelos objetivos do negócio

É por isso que uma boa gestão da força de trabalho deve se preocupar em:

– organizar a rotina dos colaboradores;

– listar e dividir tarefas a serem executadas;

– administrar as habilidades de cada funcionário;

– medir e buscar caminhos que aumentem a produtividade dos colaboradores;

– verificar fraquezas e propor soluções;

– criar e otimizar o fluxo de trabalho;

– identificar as capacidades necessárias à empresa;

– e mais.

O foco é encontrar pontos fortes e fracos do time e propor melhorias na busca de melhores resultados, direcionando a busca pela otimização da produtividade.

Como gerenciar uma força de trabalho?

Entendida a importância desse gerenciamento, a próxima pergunta a ser respondida é: como aplicá-la? 

1. Defina objetivos e metas

A gestão da força de trabalho deve ser associada aos objetivos da empresa. Na prática, isso significa que as ações da equipe devem ser voltadas ao alcance do que foi definido no planejamento estratégico.

Por exemplo, se um dos objetivos for ampliar as taxas de retenção de clientes, uma das metas da equipe de atendimento ao cliente pode ser alcançar 90% da aprovação dos clientes ao suporte. Afinal, bons atendimentos geram satisfação, os quais, por sua vez, promovem a fidelização. 

Nesse sentido, estabelecer metas e objetivos claros e comunica-los de maneira eficaz. Certifique-se de que cada membro da equipe entenda as expectativas e saiba como suas responsabilidades contribuem para o sucesso geral. Acompanhando os resultados de cada time e, também, o desempenho individual dos colaboradores.

2. Compartilhe e solicite feedback constante

A falta de compartilhamento de feedback é um dos principais motivos dos pedidos de demissão. É o que apontou o levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page.

Isso significa que, além de ser importante para a melhoria constante, o feedback é essencial na retenção de talentos.

Dessa forma, é imprescindível compartilhar feedbacks com os colaboradores, indicando os pontos de melhoria e ressaltando os pontos fortes. Isso ajuda a implementar um processo de melhoria contínua e evita que um erro seja perpetuado, atrapalhando os resultados a longo prazo. 

Em vez de criar metas e deixar para tabulá-las apenas no final do ano, use os resultados parciais para identificar o que pode ser aperfeiçoado durante o período, aumentando as chances de sucesso. 

Além de compartilhar feedbacks, é importante ouvir o que os colaboradores da empresa têm a dizer, pois são eles que lidam com as ferramentas e os processos do setor. Logo, podem ter muito a dizer sobre o que está impedindo o alto desempenho.

Em alguns casos, a meta não é alcançada por falta de alinhamento com a realidade do negócio ou, ainda, pela falta de ferramentas que auxiliem o desenvolvimento. Os funcionários podem ajudar a encontrar o problema.

3. Reconheça e recompense o desempenho

Os colaboradores querem ser recompensados e reconhecidos. Isso aumenta o engajamento, a motivação e, consequentemente, a produtividade. Assim, celebre as conquistas e os marcos alcançados de cada colaborador e do time todo. 

Uma forma interessante de fazer isso é criando um plano de carreira claro, que oferecerá uma visão de futuro. Outra sugestão é criar recompensas que vão estimular os funcionários e mostrar que eles são parte fundamental da empresa. 

Nem sempre o reconhecimento precisa ser financeiro, entretanto, bons salários e benefícios fazem a diferença.

4. Acompanhe os resultados das lideranças

8 em cada 10 profissionais pedem demissão devido ao chefe. Conforme o levantamento da Michael Page, citado acima, problemas com a liderança são a maior causa de turnover de colaboradores. 

Contudo, o problema é ainda mais profundo, porque, antes de pedir demissão, os colaboradores trabalham desmotivados, produzindo menos e reduzindo a capacidade da companhia em bater suas metas. 

Além dos problemas como os gastos associados às contratações e demissões, é preciso lidar com um clima organizacional de baixa qualidade e com indicadores de desempenho ruins. Com isso em mente, é primordial acompanhar a satisfação do time com os líderes e monitorar os problemas.

Uma alternativa para melhorar esses indicadores é estabelecer um programa de treinamento para liderança, que vise desenvolver os gestores continuamente, não apenas na execução de suas tarefas, mas no contato com seus liderados. 

Vantagens da gestão de recursos humanos

Seguindo os quatro passos acima, é possível implementar um processo de melhoria da produtividade organizacional. 

Afinal, são estratégias que impactam todos os setores e geram resultados imediatos e, também, a longo prazo. 

É por isso que a gestão da força de trabalho apresenta diversas vantagens, entre elas:

– motivação e satisfação dos colaboradores;

– gerenciamento mais humanizado do time; 

– melhores índices de cumprimento de regras e normas legais;

– controle do tempo e da produtividade;

– redução de turnover;

– aumento da retenção de talentos.

Para finalizar, é preciso compreender que a gestão da força de trabalho depende da tecnologia que será implementada. Com os recursos certos, a produtividade e a motivação do time tendem a aumentar, além de ficar mais fácil coletar uma série de indicadores de desempenho de cada departamento. 

Conheça as ferramentas da Zendesk e entenda como elas favorecem a gestão da força de trabalho e o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização.