Logo E-Commerce Brasil

Gerencianet é a 5ª habilitada a oferecer iniciador de pagamentos no país

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A empresa mineira de gestão de meios de pagamento Gerencianet é a quinta habilitada pelo Banco Central para oferecer o serviço de iniciador de pagamentos, uma ferramenta do open banking que agiliza a realização de pagamentos e que, em uma primeira fase, está atrelada somente ao Pix. A companhia também disponibilizará uma interface (API) aberta às empresas.

Um dos marcos da terceira fase do open banking, o iniciador de pagamentos ainda está restrito a poucas instituições. Entre os grandes bancos, somente Banco do Brasil, Itaú Unibanco (e o Banco Itaucard) e o BTG Pactual foram habilitados pelo BC. O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, também recebeu a autorização e já começou a disponibilizar a funcionalidade aos clientes.

“O Iniciador de Transação de Pagamento será não só um facilitador para consumidores, como também para empresas. Isso porque as lojas e aplicativos virtuais irão diminuir as etapas de checkout, o que aumenta a conversão de vendas, com ganhos de eficiência e redução de custos”, afirma em nota o diretor de produtos da Gerencianet, Danilo Oliveira.

O mercado aposta que o iniciador ajudará a aumentar a concretização das vendas online que utilizam o Pix como forma de pagamento. Atualmente, como os pagamentos exigem do consumidor uma série de etapas, grande parte deles não completa as compras. O iniciador reduz as etapas necessárias: o cliente “autoriza”, mediante login e senha, que a instituição inicie e concretize o pagamento por ele.

A empresa mineira, criada nos anos 2000, oferece meios de pagamento a clientes corporativos. O iniciador de pagamentos da Gerencianet será disponibilizado à base de forma gradual, mas a fintech já começou a receber solicitações de acesso através da internet.

Leia também: Estudo prevê os 4 principais sentimentos do consumidor para 2024

Fonte: Broadcast Estadão