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Como gerar valor à empresa através da estratégia de Branding

Podemos dizer que a internet deu voz para que qualquer pessoa se torne um formador de opinião. Com as redes sociais e um grupo de seguidores (que independe do número), é possível falar sobre qualquer empresa e influenciar pessoas. O surgimento da cultura colaborativa na internet deu voz aos consumidores, e a principal mudança que isso trouxe para as relações de consumo foi transformar consumidores passivos em produtores de conteúdo.

Assim, qualquer pessoa se torna um influenciador na sua própria rede e contribui para construir – ou destruir – a reputação das marcas, por isso a importância de sempre focar na experiência do consumidor. As pessoas querem dar sua opinião, serem ouvidas e interagir com as marcas nos canais de comunicação que elas têm mais familiaridade.

Para que as marcas se tornem então relevantes para o seu público, é preciso não só ter um bom produto ou serviço, mas gerar valor e oferecer uma boa experiência em toda a jornada, desde a descoberta até o pós-venda. Para isso, é importante que as marcas trabalhem o seu branding.

O que é uma campanha de branding?

Branding é a maneira como uma empresa fornece um significado para o que ela oferece, seja produto ou serviço, formando e moldando a opinião das pessoas para que elas pensem o que a empresa quer e precisa sobre a sua marca. Branding é a maneira como uma marca se posiciona no mercado.

Exemplos que vemos muito no mercado, que vão muito além dos produtos, é como conseguimos lembrar de grandes marcas, através de símbolos, cores, slogans, ícones, desenhos, sons… Tudo isso faz parte de uma estratégia feita pelas empresas para ajudar as pessoas a identificar o seu produto, de maneira que ela consiga se destacar perante os concorrentes.

Por que eu preciso investir em uma campanha de branding?

O principal objetivo de uma campanha de branding é atrair, fidelizar e se relacionar com o público, entregando um produto sempre alinhado com o que a marca promete. Como na internet qualquer pessoa pode ser um formador de opinião e falar sobre a sua marca, destacamos a importância de oferecer uma experiência alinhada com os seus objetivos para que as expectativas do cliente sejam supridas e você não tenha que se preocupar com uma reputação de marca negativa.

Pense que uma campanha de branding bem feita é aquela que está sempre acontecendo junto com outras estratégias de marketing. Afinal, sempre precisamos conquistar novos consumidores e fidelizar aqueles que já conhecem o negócio. Além disso, o nome da sua marca se transforma na primeira opção do consumidor quando ele escolher consumir o seu produto. Um ditado certeiro para o branding: quem é visto, é lembrado – pense nisso.

Como desenvolver uma campanha de branding?

Ao pensar em uma estratégia de branding é primordial que você conheça o seu público, entenda o que ele gosta, quais os motivos fazem com que ele escolha o seu produto. Extraia ao máximo todas as informações possíveis, isso vai fazer com que você crie um perfil super completo sobre a sua persona.

Fale com o seu público de igual para igual, nos canais que ele está acostumado a utilizar, como as redes sociais e os canais de mensagem. Ofereça interações positivas e um relacionamento com conteúdos relevantes.

Lembre-se de uma coisa primordial nos tempos de relações rápidas e contatos instantâneos: ser relevante também significa oferecer uma boa experiência em todos os seus canais. Ou seja, é essencial para o consumidor encontrar as respostas que ele precisa sem dificuldade, sem perder tempo e com segurança.

Campanhas de Natal de 2020 e 2021 de Take Blip

Para o Natal de 2020, Take Blip, plataforma líder de Comércio Conversacional no Brasil e uma das empresas mais inovadoras do universo de comunicação digital no mundo, promoveu uma ação de Natal que levou em consideração o cenário do COVID-19 e o isolamento social.

Através de um número no contato inteligente do WhatsApp, o usuário escolhia enviar um presente para uma pessoa especial. Ao entrar em contato com esse número, as pessoas indicavam durante a conversa com o Contato Inteligente há quanto tempo se conheciam, momentos especiais juntos, enviavam uma foto e ainda deixavam uma mensagem. Todos esses insumos fizeram a composição de um vídeo ao final, tudo isso sem nenhum custo, feito por WhatsApp.

Para 2021, a campanha “Adote um Sorriso” digitalizou as cartinhas para o Papai Noel e vai conduzir doações através de locais parceiros, para a Instituição Servas, para quem for de Belo Horizonte e para outras partes do Brasil, a Instituição direcionada ao Amigos do Bem. Tudo isso muito simples, através de uma conversa rápida pelo contato inteligente no número +55 (11) 91179-2048. Além da possibilidade de adotar cartinhas e fazer uma doação, o chatbot também oferece criação de cartões personalizados, acesso a vídeos de receitas natalinas, contos de Natal e quizz.

Como gerar valor para a sua empresa através de uma estratégia de Branding

“Essas campanhas trouxeram uma ação de engajamento feita totalmente dentro de um contato inteligente no WhatsApp. Isso reafirma nosso posicionamento, fazendo com que um grande número de pessoas tenham boas experiências com automações de mensagens, trazendo à tona um mundo de possibilidades que uma empresa pode ter dentro de um contato inteligente, reforçando o poder de transformação de uma marca”, aponta Fábio Guglielmelli, analista de Branding em Take Blip.

Para facilitar esse relacionamento e te ajudar a criar uma campanha de branding escalável, você pode utilizar um contato inteligente, solução criada por Take Blip. Ou seja, um software que pode integrar com uma inteligência artificial capaz de conduzir trocas de mensagens instantâneas, naturais e rápidas com o seu público.

Pense nisso, essa ferramenta pode ser a grande oportunidade de você entregar valor sobre o seu produto através de um atendimento personalizado, adotando um discurso alinhado à identidade do seu negócio e promovendo uma comunicação próxima ao cliente.

A transformação digital traz novos desafios para as marcas diariamente. Mas, a boa notícia é que, ao mesmo tempo em que a internet permite que os consumidores sejam influenciadores em grande escala, ela também permite que as marcas inovem em suas estratégias para fortalecer seu branding e se destacar no mercado.

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